quinta-feira, janeiro 07, 2010

Os prazos não são para cumprir

Com este titulo, se não estivessemos em Portugal, poderia começar-se aqui um post de espanto e de admiração por frase tão carregada de convicção.
O que é certo é que em Portugal, para a maioria das pessoas, os prazos são para ser esticados até ao limite. Parece que dá mais gozo fazer as coisas à última da hora.

Falando do caso que nos trás a este post, dá, de certeza, mais gozo ao Ricardo "vermelho" Costa fazer as coisas em cima do prazo. Primeiro porque isso vai irritar muito mais o FC Porto, e segundo porque lhe dá mais protagonismo, que é coisa que ele tanto procura.

Estou obviamente a falar da suspensão relacionada com o túnel da luz e do processo que decorre contra os jogadores do FC Porto, por tempo indeterminado.

Quando li a 29/Dezembro, no Record, que os prazos estavam em curso, e vi a referência de que o processo podia, sem surpresa, decorrer até meados do mês de Fevereiro, não queria acreditar.

«A abertura do processo disciplinar foi decretada a 22 de dezembro e a ultimação da instrução pode demorar até 8 dias úteis após o seu início. Com o período festivo e o fins-de-semana, a dedução da acusação nunca ocorrerá antes de meados da segunda semana de janeiro, após o que a defesa de Hulk e Sapunaru será notificada para apresentar testemunhas e matéria de facto que considere relevante (...). O somatório dos prazos que constam do Regulamento Disciplinar aponta para os 34 dias úteis, pelo que será provável que a tramitação do caso se estenda pelo mês de fevereiro.» (in Record)

Na altura achava que era esticar demasiado a corda se levassem tanto tempo a resolver um caso, mantendo os jogadores afastados das competições internas durante este tempo.
Hoje consigo ver que afinal não vai ser assim tão complicado levar este caso até à data indicada.

Mas este caso, que ainda nem vai a meio, e já tem pano para mangas. São videos que aparecem primeiro nos jornais e decisões de outros casos que podem influenciar também este, e eu, que até nem sou de teorias da conspiração, sou levado a pensar que tudo isto, somado aos vários lances em que são protagonistas os jogadores do benfica e que passam sem punição, é uma enorme montagem para mais uma luta, contra o gigante FC Porto.

Vai ser sem dúvida uma segunda volta muito atribulada.

Sem comentários: