domingo, janeiro 10, 2010

O estranho caso do túnel

«Liga ainda não deixou FCP consultar o processo
Apesar dos dois requerimentos já efectuados a partir do momento em que foi instaurado o processo disciplinar aos jogadores Hulk e Sapunaru, na sequência do caso do túnel da Luz, o FC Porto continua sem ter acesso ao processo junto da Comissão Disciplinar (CD) da Liga, segundo O JOGO apurou. Um procedimento que não é comum, como confirmou ao nosso jornal Adelina Trindade Guedes, ex-instrutora do organismo que superintende o futebol profissional: "É obrigatório, e não há a mínima dúvida quanto a isso, desde que seja processo disciplinar, facultar o processo ao acusado [clube/jogador(es)] para que este se possa defender. O teor do processo é que não pode ser revelado à comunicação social, sob pena de quem o fizer ser castigado".

Na primeira tentativa para conhecer as bases da acusação, formulada a partir do relatório do árbitro Lucílio Baptista, o FC Porto teve resposta negativa, porque o instrutor necessitaria do processo para diligências que então estavam em curso - uma desculpa estranha, como confirma Adelina Trindade Guedes, que recorda as milhares de fotocópias que teve de fazer quando se viu na mesma situação. Já mais tarde, e perante novo requerimento para aceder ao processo, o clube do Dragão ficou em espera, agora por falta de tempo do instrutor. Esta situação acentuou o mal-estar e a desconfiança, atendendo a que da parte da Liga não estariam a ser cumpridas todas as formalidades processuais em matéria de disciplina. E nem mesmo a definição de uma data (ontem) para a audição de Hulk e Sapunaru, no âmbito do processo disciplinar, veio alterar o procedimento do organismo face ao FC Porto. Informações: zero.»


(Alberto Ramos in O Jogo)

Esta situação é no minimo estranha. Só consigo imaginar um porquê para não deixarem o FC Porto ter acesso ao processo, e esse motivo é apenas porque ainda andam a forgar as provas para incriminar os jogadores do FC Porto. sejam elas em vídeo ou apenas em declarações, devidamente educadas e treinadas, que os "empregados" do clube encarnado terão de prestar como verdadeiras.
Sim porque já anteriormente, também num processo gerido de CD da Liga, as declarações mal ingrenadas de uma tal de Carolina, foram o motivo de não terem conseguido levar mais longe o objectivo de deitar abaixo o FC Porto.

«Os nomes de Helton, Fucile e Rodriguez passaram a constar do inquérito da Comissão Disciplinar da Liga aos incidentes do túnel da Luz, ocorridos após o Benfica-FC Porto disputado a 20 de Dezembro de 2009.
Confirma-se assim a notícia avançada por A BOLA no passado domingo, em que se deu conta do envolvimento destes três jogadores no sururu gerado no túnel da Luz entre elementos do FC Porto e funcionários da empresa de segurança PROSEGUR, com quem o Benfica tem contratualizado o stewarding.

Tal como A BOLA revelou no passado domingo, S.C. apresentou queixa-crime contra Givanildo Hulk, Cristian Sapunaru e Helton Arruda, enquanto que a queixa-crime de R.S. foi contra Jorge Fucile, Cristian Rodriguez e Cristian Sapunaru.»

(in A Bola)

Como se pode ver por este excerto de "não noticia" o jornal vermelho deve ter de certeza acesso ao processo, coisa que o FC Porto não tem. Mas este jornal tem umas fontes extremamente seguras e por isso vamos poder saber antecipadamente qual o castigo que os jogadores do FC Porto vão apanhar.

No meio de toda esta tentativa de informar os 6 milhões de benfiquistas ocorrem por vezes uns enganos. Neste caso foi o modo como os nomes dos outros jogadores do FC Porto apareceram no "barulho". A primeira noticia, aquela que foi emitida logo a seguir à entrevista de 6 páginas, dava conta de imagens do vídeo que ia chegar à CD e onde se podia ver que Helton, Fucile e Rodriguez também tiveram influência nos supostos ataques. O agora, ao que parece, o video ainda não apareceu (ainda não está pronto) e foram as queixas dos "empregados" do benfica que fizeram com os os nomes dos outros três jogadores aparecessem no processo.

Por aquilo que se está a verificar estão a fazer tudo para que não se consiga vislumbrar uma ponta de incongruência neste processo, e isso não é fácil. Entre arranjar vídeos e organizar depoimentos não se consegue tirar umas fotocópias para apresentar ao FC Porto de que é que os jogadores, que já estão suspensos, estão a ser acusados.
Nem depois de os chamar a depor lhes conseguiram dizer o motivo que os tinha levado lá. :)

Sem comentários: