domingo, janeiro 10, 2010

FC Porto - União Leiria, 3-2

Para último jogo da primeira volta não se podia pedir outra coisa que a vitória e a equipa cumpriu a sua obrigação.

Apesar de ter sofrido dois golos, fruto de duas falhas de concentração defensivas, quem viu o jogo de hoje não pode dizer que não assistiu a um bom jogo de futebol. Houve de tudo. Golos, golos anulados, penaltis no último minuto, e justiça no marcador.

O FC Porto entrou bem no jogo e marcou primeiro, aliás marcou sempre primeiro, mas, e tem de haver um mas, depois de marcar não conseguiu, mais uma vez, manter a pressão atacante e permitiu que o Leiria marcasse. Este é um erro que já se está a ver com alguma frequência e que tem de ser banido dos jogos, urgentemente.
Apesar de não conseguir manter a liderança no marcador, fruto da quebra no rendimento a equipa do FC Porto teve sempre o descernimento para manter um fluxo de jogo com pés e cabeça e de voltar a colocar-se na frente.

Durante bons e largos periodos o caudal ofensivo foi muito bom, com grandes trocas de bola e jogadas bem delineadas, e foi mesmo pena não ter conseguido numa dessas jogadas dar a machadada final no jogo.

O pior momento do jogo foi nos minutos finais, onde não havia necessidade de baixar tanto as linhas e de por isso passar pelo sufouco de sofrer um penalti, felizmente defendido pelo Helton.

O resultado foi justo, nota-se que a equipa continua a crescer, que o Varela é uma mais valia, mas ainda há trabalho para fazer.

«O jogo foi, desde início, tranquilo para o F.C. Porto. Sabíamos que a U. Leiria era forte nas bolas paradas. Tem um marcador de excelência. Foi assim que criaram perigo. Não conseguimos marcar o segundo golo sem sofrer primeiro. Temos de trabalhar esse capítulo. É normal que as outras equipas reajam, a seguir ao golo sofrido. Temos de saber lidar com essa situação. Fomos capazes de reagir muito bem, e depois houve o lance do penalty. Podíamos ter chegado ao 4-2, antes. Mérito para o Hélton. Era uma injustiça não ganharmos. Nestas dificuldades vamos aprendendo aquilo que não devemos fazer. O crescimento da equipa também passa por isto. Ficámos a dever a nós próprios o que seria um jogo mais seguro.»
«O nosso papel é conquistar o título. Somos tetracampeões, e o nosso objectivo é ganhar o campeonato. Estamos atrás, e não estamos muito habituados. É uma situação nova, sabermos que não podemos falhar. O campeonato não correu bem, a partir de determinada altura, mas está tudo em aberto.»
«O gabinete jurídico do F.C. Porto ainda não se pronunciou. Está a fazer o seu trabalho, e bem. Só em Portugal é que estas coisas acontecem. Surgem notícias que estão fora do julgamento que deve ser feito. Isto fortalece o F.C. Porto. Com menos dois jogadores continuamos a ganhar. Se não tivermos três jogadores, continuaremos a ganhar na mesma.»

(Jesualdo Ferreira in MaisFutebol)

1 comentário:

dragao vila pouca disse...

Trste sina a nossa...
Podiamos ter ganho tranquilamente, mas acabamos a ganhar na amarra e graças a um milagre de Helton. Será que esta equipa é masoquista e só sabe ganhar no sofrimento? Será que alguma vez vamos sair do Dragão com o coração a bater normalmente?
A exibição sem ser brilhante, teve virtudes: por exemplo, a reacção aos golos do empate do Leiria e os 5 golos limpos marcados, mas que lamentavelmente só valeram três e isso impediu a equipa de ter uma vantagem tranquila de dois golos. E defeitos: displicências que não se admitem, tremideiras que não se compreendem numa equipa tetracampeã.

Siga que este já está!
Prabens aos heróis que estiveram ontem no Dragão. É preciso gostar muito para aguentar tanto frio e tanto sofrimento.

Um abraço