quinta-feira, janeiro 21, 2010

As escutas

É noticia, ou direi que é uma "não noticia", que foram colocadas no You Tube videos com as escutas telefónicas de Pinto da Costa e que serviam de prova no caso Apito Dourado.

Viram que disse "escutas de Pinto da Costa", porque logo pela manhã, quando ouvi na rádio as primeiras informações acerca deste assunto, o radialista disse "foram colocadas no You Tube escutas do caso apito dourado", pelo que eu assim que tive uma oportunidade fui ao popular site e digitei as três palavras chave "escutas", "apito", "dourado".

Pensava que com estas palavras chegava logo às referidas escutas. Mas qual não foi o meu espanto quando aquilo que vi foi isto:



Conseguem ver o lógotipo do canal de televisão mais faccioso que existe? Será que naquele canal não há mais nada para fazer do que colocar duas pessoas a ler as "escutas"? Compreendo que entre isso e relatar de forma erónea os jogos do benfica não haja mais nada para fazer, mas isto é doentio.

Depois tive uma ideia espantosa. Por vezes fico atordoado com estas ideias que tenho.
Qual o melhor local para procurar as noticias "contra" o FC Porto/Pinto da Costa? A resposta é A Bola.
Fui ao site do jornal e a minha ideia estava certa. Não só lá estava a maneira como chegar aos videos, como estavam lá os próprios videos. Era só clicar para os ver.

Fui pesquisar no You Tube e verifiquei que o utilizador que tinha colocado as escutas era recente naquele espaço (registado a 20/Janeiro/2010) e que a colocação das referidas escutas tinha decorrido à apenas uma dúzia de horas. Não havia mais colocações daquele utilizador, apenas as escutas polémicas. Com origem no Uganda este utilizador tinha todas as condições para ter acesso a um processo que decorre em Portugal.

Mais tarde também descobri que o site do benfica tinha os links para as escutas. Natural e normal (todos gostam de mostrar o seu trabalho). Quem tem acesso ao canal dos encarnados deve conseguir ver grandes "documentários" com estas escutas, que devem ter sido mais faladas, naquele canal, do que o sismo no Haiti (em todos os canais generalistas).

«Trata-se de matéria altamente sensível, passível de fazer levantar novamente a fervura em torno de casos que já conheceram decisão definitiva na justiça desportiva — condenações, entre outros de Pinto da Costa, Pinto de Sousa, FC Porto e Boavista — e também na justiça comum — Pinto da Costa ilibado.» (in A Bola)

O jornal do regime mostra o porquê destas escutas terem aparecido agora. O objectivo é, como se pode ler, "fazer levantar novamente a fervura". Numa altura em que se fala em "apito encarnado" todos os meios são válidos para desviar as atenções.

Ora agora vamos à bomba. Estes videos são fáceis de fazer, com os programas certos tudo se faz. O mais dificil foi chegar às escutas e isso também se consegue. De certeza que não foi ninguém ligado ao FC Porto o que por exclusão de partes só pode ser alguém ligado ao benfica (o que até tem lógica).
Façamos então um execicio de raciocinio e rápidamente chegamos ao tão falado video do túnel, que ainda ninguém viu (com excepção do jornal da travessa da queimada) e que também deve ser fácil de arranjar. Relembro que com os programas certos tudo se faz.

Em ano de investimentos desmedidos o titulo é imprescindível pelo que tudo vale para lá chegar. Os que ficam escandalizados com o que ouviram nos videos devem começar a olhar para o seu próprio umbigo, porque "o João ... pode ser o João" ou "Nós fazemos as coisas pelo outro lado" ou ainda de que "mais vale ter gente na liga dos que uma boa equipa" são frases de que Pinto da Costa não pode ser acusado.
Aquilo que se pode ouvir já foi dito, na imprensa, mais vezes do que os titulos que o benfica tem nos últimos 20 anos, pelo que nem vale a pena fingirem agora que são virgens ofendidas.

«Não existe grande novidade nas conversas - grande parte já transcrita na comunicação social.» (in Record)

Entretanto ...
«A Procuradoria-Geral da República enviou uma nota às redacções, informando a abertura de um inquérito à divulgação de escutas referentes ao Apito Dourado através do Youtube.» (in MaisFutebol)

Deve ser uma busca dificil de conseguir, esta de descobrir o culpado desta colocação, mas não deixa de ser uma maneira de mostrar que a liberdade de informação termina quando acaba a violaçao dos direitos das pessoas.

Para terminar este meu extenso post quero apenas lembar, em atalho de foice, que disse no post de antevisão ao jogo frente ao Belenenses, onde não houve conferência por estar na sala um determinado jornalista, que na quinta-feira, a seguir ao jogo do FC Porto, iriamos ter a resposta do jornal da travessa da queimada, e não é que estas escutas saem a seguir ao jogo.
Será que eu acertei?
Pelo sim, pelo não, esta semana vou jogar no euromilhões :)

P.S. Para alegrar quem conseguir ler este post até ao fim, vou colocar a "beldade" logo abaixo dele. Assim alegram a vista e ficam mais contentes.

1 comentário:

Anónimo disse...

Já leram no "Futebolar" o artigo "Sem resposta" mas é de ler tudo sobretudo a ultima parte.