domingo, janeiro 24, 2010

Estoril - FC Porto, 0-2

Ainda sem convencer, mas com uma atitude mais à FC Porto, especialmente na segunda parte, o FC Porto conseguiu levar de vencida o Estoril e assegurar o primeiro lugar no grupo da taça da "cerveja".

A primeira parte prometia mais do mesmo. Uma equipa sem capacidade ofensiva, apesar de ter um meio campo organizativo muito bom. Belluchi e Ruben Micael, prometiam com o seu futebol criar perigo, mas as jogadas estavam condenadas a "morrer" quase à nascença, umas por passes mal feitos (e foram mitos) outras porque os restantes elementos do meio campo não davam o encaminhamento necessário. Questiono se a aposta de Guarin para aquela posição tivesse sido a melhor?

Na segunda parte, fruto das alterações efectuadas, e da consequente mudança de táctica, o FC Porto foi melhor e isso reflectiu-se no resultado. Um excelente golo de Belluschi (também consegue fazer coisas excelentes) mudou toda a história do jogo. Com o controlo do jogo nas mãos, maior após o segundo golo, o FC Porto não evitou ainda uns calafrios, coisas que teimam em acontecer e que têm de acabar de vez.

«Foi um percurso difícil, com três jogos em que utilizámos jogadores que precisavam de ter mais competição. Nessas três partidas, a equipa foi subindo e os jogadores tiveram mais capacidade. O apuramento foi um prémio para futebolistas que ainda precisam de ganhar entrosamento. Tivemos de trabalhar muito para ganhar ao Leixões e aqui, assim como empatar na Académica, que também se qualificou. Fizemos oito jogos num mês e era importante para nós garantirmos competências do ponto de vista físico. A missão foi cumprida em relação a esse projecto.» (Jesualdo Ferreira in MaisFutebol)

Ruben Micael. Por ser a estreia com a camisola do FC Porto estava com parte das atenções sobre ele e não comprometeu. Uma série de boas jogadas, várias tentativas de desfazer o nulo e uma boa integração fazem desta contratação de inverno uma aposta que tem tudo para dar certo. Vamos ver como vão ser as coisas no futuro.

«Para os três dias de treino e ambientação a um novo clube, a uma nova cidade, com toda a ansiedade que uma alteração de vida provoca, creio que esteve bem, num primeiro tempo, e também numa segunda parte diferente tacticamente. Foi capaz de jogar de forma correcta e séria. Agora tem de conhecer os colegas e a equipa, para ganhar o seu espaço.» (Jesualdo Ferreira in Maisfutebol)

Mas não é apenas de factos sobre o jogo que o dia de hoje é fértil. Mais uma vez uns vândalos (não aposto mas até acho que sei a cor clubistica dos mesmos) fizeram aquilo que apenas uns inergúmenos são capazes de fazer.

«O autocarro do F.C. Porto e o carro de Pinto da Costa foram apedrejados a cerca de dois quilómetros do Estádio António Coimbra da Mota, no Estoril.
As viaturas circulavam com escolta policial mas foram atingidas por paralelepípedos arremessados de um viaduto, após as portagens da A5, por desconhecidos.» (in MaisFutebol)

Deve ser a estas coisas que se referem quando falam em fazer as coisas pelo outro lado. Continuo a dizer que não aposto mas em matéria de arremesso lembro-me assim de cabeça do jogo em Olhão, onde foram arremessadas umas cadeiras.

Sem comentários: