segunda-feira, janeiro 25, 2010

Finalmente a acusação

Foi hoje conhecido pelo público em geral, para que a justiça popular possa já começar a fazer "sangue", a acusação aos jogadores do FC Porto sobre o incidente no túnel da luz no jogo do dia 22 de dezembro de 2009.

A noticia foi avançada, desta vez, pelo jornal Record, que tomou conhecimento da acusação, não se sabe bem como, nem sei se terá tomado conhecimento da mesmo ainda antes do departamento jurídico do FC Porto.

Uma nota de culpa que demorou mais de um mês a ser redigida, mas que deve ter demorado uns 5 segundos a ser lançada para a comunicação social. Até me faz confusão porque não foi o jornal do regime a avançar com a noticia em exclusivo nacional, tal como tinha avançado com as imagens do incidente, imagens que ainda não estão no you tube e que também não serviram para o processo. Pergunto quanto tempo demorarão a aparecer as imagens do jogo frente ao Nacional que misteriosamente desapareceram.

«- o diretor de operações e planeamento da Liga, Carlos Lucas, solicitou expressamente aos stewards que não empurrassem nenhum agente desportivo
- num momento em que apenas se encontravam no acesso ao balneário do FC Porto, Fernando Oliveira (responsável pela segurança do FC Porto), Hulk e Sapunaru e mais alguns elementos da SAD, o supervisor dos stewards, Sandro Correia, que estava colocado atrás do cordão humano formado pelos stewards, começou a dirigir-se verbalmente aos elementos do FC Porto de forma provocatória, afirmando entre outras coisas "vão lá para dentro... Voltem lá para cima..."
- que nessa altura os stewards (...) começaram também a dirigir provocações verbais aos jogadores e membros do staff do FC Porto, designadamente Fernando Oliveira, Hulk e Sapunaru, enquanto colocavam as mãos nos aludidos elementos no sentido de conduzi-los para o balneário
- que os stewards agiram de forma livre, consciente e voluntária (...) com intenção de provocar verbal e fisicamente os jogadores e restante staff do FC Porto, bem sabendo que essa conduta era proibida e punida por lei e regulamentos.» (in Record)

Perante estas indicações, as movimentações das câmaras de vigilância do ano passado e a agressão ao membro do staff do FC Porto, alguém dúvida de que os stewards tivessem como encomenda as provocações aos jogadores?

Será que se não houvesse uma tentativa de armadilhar a entrada dos jogadores nos balneários os stewards (conceito introduzido em Portugal no europeu de 2004 e que tinha como objectivo ajudar e controlar o público) estavam no túnel de acesso ao relvado, zona exclusiva aos jogadores?

Não tenham dúvidas. A coisa foi organizada e bem organizada. Para quem tem ainda não sabe, é assim que se fazem as coisas "pelo outro lado".

Agora, ainda antes da decisão final, vão decorrer mais uns 20 dias. Daqui a esse tempo teremos o resultado desta armadilha.

Sem comentários: