sexta-feira, janeiro 01, 2010

Fala Jesualdo ...

Jesualdo Ferreira fez ontem, quinta-feira, a habitual antevisão ao encontro de amanhã frente à Oliveirense a contar para a quarta eliminatória da taça de Portugal, jogo que estava em atraso, devido às más condições do relvado.

«Vamos viver, vamos trabalhar e vamos ganhar»

Os objectivos
«Amanhã [sexta-feira], como vem sendo habitual, vamos abrir o treino aos sócios. Sabemos que, neste momento, o F.C. Porto está circunscrito aos sócios e adeptos e é para esses que falo. O plantel do F.C. Porto, o treinador e toda a estrutura da equipa joga para ganhar o campeonato, a Taça de Portugal e a Taça da Liga. Na Liga dos Campeões, que tem outra dimensão, jogamos para seguir em frente, seja que adversário tenhamos de enfrentar»

O plantel e os reforços
«O que o presidente disse foi que, até ao momento, o treinador ainda tinha pedido nenhum jogador. Foi o que ele disse mas não foi o que saiu na imprensa. Então, para acabar com especulações quero lembrar que no F.C. Porto todas as questões são discutidas ao longo do ano. As coisas podem ser alterados num ano, numa semana ou em dias. É preciso avaliar momento. O que converso com a administração diz-nos respeito só a nós. Aquilo que nos temos que reforçar é que o plantel que escolhemos nos agrada e dá garantias de poder entrar nas competições e ganhá-las. É isso que nós queremos e que vai acontecer seguramente»

«Para a excelência do F.C. Porto tinha de pedir jogadores que não podemos adquirir. Ter cá o Cristiano Ronaldo ou o Káka era muito interessante mas não é uma realidade e eu não vivo com questões que não sejam reais. Não queremos criar ilusões que não são verdadeiras»

O jogo frente à Oliveirense
«O problema não era o mau tempo, eram as mas condições do relvado. Creio que amanhã vamos ter na mesma um relvado difícil. E vai ser um jogo condicionado pelo tempo, pelo estado do terreno e, claro, pelo adversário. É uma equipa forte, que já tínhamos estudado. Vai-nos obrigar a um grande sacrifício e empenho»

A equipa para o jogo
«Vai jogar a equipa que eu achar que é melhor para aquele jogo, em função daquilo que é possível apresentar, tendo em conta os jogadores disponíveis»

Orlando Sá convocado pela primeira vez
«Falou-se muito, mas a verdade é que o Orlando Sá e o Miguel Lopes estiveram lesionados e não puderam jogar. O Orlando Sá está a treinar, teve uma lesão grave e teve de se adaptar a um clube novo. De uma vez teve de ultrapassar dois obstáculos. Se o Varela se tivesse lesionado mais cedo se calhar também andavam a falar dele»

Lista de convocados
Guarda-redes: Nuno e Beto;
Defesas: Bruno Alves, Miguel Lopes, Álvaro Pereira, Fucile, Rolando e Abdoulaye;
Médios: Fernando, Raul Meireles, Guarín, Belluschi, Tomás Costa, Rodríguez e Mariano;
Avançados: Orlando Sá, Varela e Yero.

(declarações de Jesualdo Ferreira in MaisFutebol)

Ano novo, vida nova. É o que se costuma dizer. No que toca aos resultados desportivos do nosso FC Porto aquilo que se pede é "ano novo, titulo novo", e como "até ao lavar dos cestos é vindima" vamos deixar as contas para o fim.

Não me canso de dizer que o ano passado também estavamos em terceiro lugar e que no fim fomos campeões. É certo que ainda (e sublinho o ainda) não estamos a jogar sempre (volto a sublinhar o sempre) como desejariamos mas tenho confiança de que havemos de lá chegar e que nessa altura estaremos em velocidade cruzeiro para alcançar o penta campeonato.

O facto de terem estado 4 mil adeptos no primeiro treino do ano mostra que os adeptos/sócios estão com a equipa e que a confiança nos bons resultados é uma certeza.

Para já vamos pensar no jogo da taça, que também é um objectivo da equipa.

O jogo é amanhã, às 20h15, e tem transmissão na SportTv.

Sem comentários: