quinta-feira, janeiro 21, 2010

Belenenses - FC Porto, 2-2, 9-10 (penalidades)

Um jogo que à partida deveria ser fácil, porque o Belenenses ocupa o último lugar da classificação da Liga Sagres, tem o pior ataque da liga e estava condicionado nos jogadores que apresentou para o jogo, foi ficando mais complicado à medida que o tempo foi passando, culpa que tem apenas como origem o FC Porto.

É certo que a equipa apresentou também um conjunto com alterações, mas essa não pode, no plantel de uma equipa como o FC Porto, ser uma desculpa. Os 25 (ou mais) têm sempre de ser de igual valor (ou muito aproximado).

Não vi na totalidade o jogo, melhor, apenas vi pequenas partes do jogo. Quando liguei a televisão já o jogo estava empatado a uma bola. Até ao intervalo vi a equipa do costume, com falta de criatividade, apática e a jogar aquilo que tem vindo a ser hábito. Não é normal e ainda mais anormal fica quando os jogadores que normalmente não falham o fazem e em condições de golo escândalosas (caso de Varela).

Depois ouvi a espaços o relato e vi o fim do prolongamento e as grandes penalidades. Também aqui os jogadores que por norma não falham o fizeram. Felizmente que alguns tiveram hipótese de emendar o seu erro. Disse para quem estava comigo o nome de 3 dos 5 que foram bater as primeiras grandes penalidades e nem eu sei se deveria ou não estar certo.
Também disse que o Beto era excelente entre os postes e as suas defesas comprovaram isso mesmo. A culpa no primeiro golo ninguém lha tira, mas pelo menos redimiu-se nas defesas.

Acho curioso que o FC Porto apenas marque golos depois de os ter sofrido, já vão três marcados após três sofridos. Para o próximo jogo digam aos jogadores, e coloquem no marcador electrónico, logo no inicio do jogo, que o FC Porto já perde por uma bola. Pode ser que assim se começe a ganhar.

«Mas penso que o F.C. Porto foi a melhor equipa, a que procurou mais ganhar. Os dois lances de golo do Belenenses são duas situações de contra-ataque. Fomos a equipa que mais oportunidades criou, fizemos um forcing muito grande na parte final para chegar ao empate nos 90 minutos, justo. O prolongamento foi mais penoso para nós, com 10. A sensação que fica é de um F.C. Porto que se bateu bem e quis passar a eliminatória. Nos penalties foi o que assistimos. Mais mérito dos guarda-redes, demérito dos marcadores. Mas fez-se justiça, por aquilo que foram os 120 minutos.»
«Foi um jogo que me deixou mais zangado, porque tivemos três decisões e acabámos por ganhar à quarta, o que acaba por transformar este jogo numa situação pouco vulgar. Temos de ter domínio das emoções e saber sofrer. O F.C. Porto está numa fase em que sofre muito. As coisas nem sempre saem como merecemos e hoje acabámos por ser merecedores. Taça é Taça, com as mesmas regras parece que são jogos diferentes.»

(Jesualdo Ferreira in MaisFutebol)

«O Belenenses-F.C. Porto desta quarta-feira já tem lugar na história do futebol português, que nunca tinha visto a um jogo a este nível em que tenham sido precisos 30 penalties para encontrar um vencedor. E a maratona de três horas do Restelo, que deu volta e meia aos 20 jogadores em campo, também ganha um lugar nos livros de recordes do futebol mundial.»

(in MaisFutebol)

Pelo menos alguma coisa de boa teve o jogo de ontem. Daqui a um par de anos ninguém se vai lembrar de quão mal se jogou. Apenas vão ler que o jogo no dia 21 de Janeiro do longínquo ano de 2010 foi decidido depois de prolongamento e de 30 grandes penalidades e que os intervenientes foram o FC Porto e o Belenenses.

Sem comentários: