terça-feira, janeiro 26, 2010

E ainda mais casos

O dia de hoje está a ser frutuoso em casos. Porque será? Talvez seja a forma de desviar as atenções. Enquanto se dá com uma mão retira-se com a outra. Vai-se agradando a gregos e a tróianos.
A verdade é que este CD vai tentanto com estas atitudes escamotear os casos escandalosos que vão aparecendo no nosso futebol de forma a ludibriar o que realmente se está a passar.

Comecemos pelo castigo aplicado ao presidente do FC Porto. Pinto da Costa começava a falar, lançando umas farpas aos adversários. O seu tempo de antena estava a aumentar e os ecos das suas declarações começavam a ouvir-se. Resultado? Suspenso por três meses e multa de 1500€.

«A Comissão Disciplinar da Liga decidiu aplicar três meses de suspensão a Pinto da Costa, por entender que o presidente da SAD do F.C. Porto prestou declarações nessa mesma condição, quando cumpria um castigo anterior.» (in MaisFutebol)

De nada valeu ao presidente do FC Porto (clube) argumentar que o fazia nessa condição e não na condição de presidente da FC Porto SAD. Era argumento demasiado complexo para que conseguissem compreender e como tal decidiram aplicar o castigo.

Para que este castigo fosse aplicado, teve de se arranjar um outro que fosse aplicável ao clube do regime. Desviar atenções é a maneira de se conseguir fazer as coisas sem se ser notado.
O que fazer então? O caso do túnel com o jogo com o Nacional tem de ser bem escondido (já lá vamos) e castigar o Jesus por fazer os gestos aos seus defesas é demasiado óbvio.
Há, já sei. Vamos aplicar uma multa ao Aimar pela simulação de penalti no jogo. Qual? Pode ser o jogo com o Nacional, assim pode ser que se esqueçam dos casos do túnel.

«A Comissão Disciplinar da Liga decidiu multar Pablo Aimar, por entender que o jogador do Benfica simulou uma grande penalidade, no jogo da oitava jornada, com o Nacional.» (in MaisFutebol)

O CD aplicou apenas uma multa porque o penalti não teve influência no resultado. Ora agora, e devido a esta maneira de fazer as coisas "pelo outro lado", vamos ter de aplicar uma multa a todos os jogadores que simularem uma grande penalidade. Quer isto dizer que a CD matou dois coelhos numa só cajadada. Arranjou uma enorme fonte de rendimento e motivos mais do suficientes para atrasar os castigos, sob argumento de muito trabalho. Só assim se percebe o castigo aplicado agora, num jogo da oitava jornada. Ou daí talvez não.

Voltemos então ao caso do túnel da luz (mas quantos casos existem no túnel da luz???) no jogo entre o clube encarnado e o Nacional.

«"O que se passou foi... Durante a primeira parte os jogadores estavam 'tocados', entre si. Quando o árbitro apitou para o intervalo. O Luisão estava a falar com o Cléber. Como o Luisão tinha amarelo, de repente vem o treinador do Benfica em direcção ao Cléber e empurrou. Como estava lá perto, disse ao Rui Costa, não sei o que é que ele estava lá a fazer, mas disse ao Rui Costa para pedir ao treinador para ter calma"
"Virei costas, ia para o balneário, no túnel, e de repente aparece o Rui Costa num lado e o Jesus noutro. O Rui Costa disse muitos palavrões, repetiu-os várias vezes, e o Jesus pôs-me dois dedos na cara. Quando viu que eu não respondia voltou a pôr-me os dois dedos. Comecei a rir e fui para o balneário."» (Ruben Micael em entrevista à RR citado pelo Record)

Todos sabemos, porque foi sobejamente falado na comunicação social, que tinha havido incidentes no túnel nesse jogo. Também todos sabemos que o maldito vídeo desse dia perdeu-se, quando o clube do regime estava, num acto de boa fé, a enviá-lo para o CD.

É claro que os que vêm apenas vermelho vão dizer que o Ruben Micael está a falar por encomenda do seu actual patrão (o mesmo não se passa com o Edgar Costa que também disse o mesmo na mesma rádio) mas mesmo esses não vão conseguir negar que nesse dia se constataram existir os incidentes.

O que vai acontecer agora que tudo se sabe? O CD vai demorar a abrir um inquérito e mais para o final da época se o clube do regime for campeão (espera-se que não) o caso vai ser arquivado. Se o clube encarnado não for campeão o caso ... vai ser arquivado.

Entretanto sabe-se que o castigo a aplicar ao Rodriguez é conhecido na quinta-feira. É de louvar esta atitude do CD. Podia ser na sexta que o castigo fosse divulgado, mas num gesto de boa fé (???) o CD vai decidir na quinta para que o FC Porto possa reservar o bilhete de avião ao jogador, ou alterá-lo, dependendo do castigo aplicado. São ou não são uns amores?

E assim vai o nosso futebol.

Sem comentários: