sábado, maio 16, 2009

Trofense - FC Porto, 1-4

Quem pensava que o FC Porto ia levantar o pé apenas porque o titulo já estava entregue não conhece esta equipa.
Aliás, há semelhança daquilo que aconteceu o ano passado, o FC Porto venceu de forma confortável o jogo que se seguiu aos festejos do titulo.

A equipa que se apresentou na Trofa era a melhor possível. Face às ausências já confirmadas por castigo, Jesualdo Ferreira lançou outras, mas procurando sempre que a equipa não perdesse a sua identidade. A equipa respondeu bem, notando-se obviamente a espaços alguma falta de rotinas, mas nunca perdeu a cabeça e mantendo-se sempre segura a defender e a atacar.

E foi em equipa que o FC Porto levou de vencida este Trofense, que luta para se manter no escalão principal. Os golos na sua maioria foram fruto de jogadas bem deliniadas, com a bola a percorrer os jogadores e estes procurando sempre a melhor solução para marcar.

Foi assim o andamento do marcador:
29' - Golo FC Porto
Lisandro desmarca Mariano no lado direito e este cruza para a entrada da área onde aparece Farias a deviar para o fundo da baliza.
43' - Golo FC Porto
Mariano passa bem pelo defesa e cruza para a área onde aparece Lisandro a escostar para o golo.
62' - Golo FC Porto
Mais uma jogada de entendimento entre Hulk e Farias, este último solta para Lisandro que faz um bonito "chapéu" ao guarda redes.
80' - Golo FC Porto
Hulk ganha a linha, cruza para a área onde aparece Farias a fazer o golo de cabeça.
83' - Golo Trofense
Hugo Leal num grande remate faz o golo sem hipóteses para Ventura.

Duas notas finais acerca deste jogo.

A primeira para a oportunidade dada a Stepanov e a Ventura de escreverem também eles os seus nomes na lista de campeões. Assim é bonito. Não há ninguém neste plantel que não seja campeão. Todos ajudaram ao longo do ano nesta conquista e por isso é também deles o titulo, tenham jogado muito ou pouco.

A segunda para Lisandro, Farias e Mariano, pela disponibilidade que mostram em todos os lances do jogo. Lisandro e Farias marcaram dois golos cada um, Mariano fez duas assistências, pelo meio muita garra (marca desta equipa/clube) e nenhum lance, independentemente da zona do campo, é dado como perdido.
Todos os jogadores merecem destaque, mas hoje, estes três em particular, merecem uma referência.

"Era importante para nós chegar aqui e fazer um jogo sério, um jogo com responsabilidade de campeão. O resultado não tem discussão. É completamente justo, mais golo menos golo. Houve também possibilidade de ver alguns jogadores de forma diferente e acho que o rendimento colectivo da equipa foi muito bom, mesmo num relvado difícil. O que fica foi que conseguimos a 11ª vitória fora consecutiva. É mais registo histórico da equipa e do F.C. Porto. Fizemos mais quatro golos… Tem sido norma marcar muitos nas vitórias consecutivas. Importante é chegar no domingo ao Dragão e sentirmos que fizemos um jogo sério. Vamos fechar a Liga com a imagem que sempre defendemos. Agora queremos voltar a ter um dia feliz com os nossos sócios. O adversário é difícil, mas ainda será melhor para o espectáculo. Poderemos festejar mais uma vez o título. Fomos equipa muito séria e profissional." (Jesualdo Ferreira)

Segue-se a última jornada, no Dragão, frente ao Braga. Aquilo que se espera é apenas e só um grande jogo, mais uma vitória e mais uma festa.

Força FC Porto.

1 comentário:

dragao vila pouca disse...

Não vi o jogo todo e por isso não posse dizer muito. Mas pelo que vi e ouvi depois, foi um Porto, que apesar de ter sido Campeão na semana anterior, e, merecidamente ter festejado, conseguiu ser sério, competente, profissional e mostrou as razões, porque domina o futebol português.

Lisandro - que golo o seu 2º e 3º do F.C.Porto!!! - está a acabar a época em grande forma. Farías na área é mortífero e Mariano de patinho feio a jogador fundamental, foi apenas um pequeno passo. Da mais elementar justiça, a titularidade do Stepanov, que mesmo nunca jogando, foi sempre um profissional de mão cheia.

Domingo a festa vai ser de arromba!
Antes disso, logo lá estarei no Andebol.

Um abraço