sábado, maio 09, 2009

Pressupostos financeiros mais rigorosos

A Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) tornou mais rigorosos os pressupostos financeiros que permitem aos clubes participar nos dois escalões profissionais, anunciou sexta-feira o organismo na sua página oficial na Internet.

Após uma época marcada por vários casos de incumprimento salarial, a LPFP determinou que os clubes da Liga e da Liga de Honra têm de fazer prova da inexistência de dívidas aos seus jogadores na época em curso, até 24 de Maio próximo, dia em que termina o campeonato.

Caso não o consigam provar, incorrem em sanções que passam pela desclassificação à divisão inferior na temporada 2009/10, a perda do direito de promoção ou a exclusão das competições profissionais.

Os novos pressupostos financeiros determinam também que a massa salarial não pode exceder 70 por cento das receitas ordinárias, as quais têm de cobrir igualmente todas as outras despesas ordinárias.

Os clubes vão ser mais fiscalizados por parte da Liga e até a 01 de Março de 2010 estão obrigados a apresentar as suas contas no organismo, que as verificará através de uma comissão própria.

Clubes e SAD ficam também obrigados a apresentar garantias bancárias de 10 por cento do total dos seus orçamentos para época 2009/10, bem como certidões do Fisco e da Segurança Social a atestar a inexistência de dívidas.

No caso do Procedimento Extrajudicial de Conciliação, os participantes nas competições profissionais têm agora de apresentar uma cópia certificada pelo IAPMEI do acordo com a Segurança Social e não apenas certidão com o pedido.

Os processos de candidatura devem ser entregues até 01 de Junho de 2009 e a Liga de clubes divulgará quais as equipas inscritas nas duas provas até 30 de Junho.

(in O Jogo)

Parece que agora estamos a chegar a algum lado. Pelo menos já começam a aparecer directrizes mais rigorosas para os campeonatos profissionais.
Resta saber se estes presupostos não se ficam apenas pelo papel. Mas quanto a isso apenas o tempo pode responder, se bem que não será necessário esperar muito.

Tal como já tinha escrito aqui, alguns destes pressupostos vão de encontro aquilo que pensava ser uma boa opção para o problema do futebol, nomeadamente a garantia bancária dos ordenados e a comissão para a fiscalização das contas dos clubes.

Não é necessário ser nenhum "iluminado" para ver que são estas as medidas minimas para que as coisas funcionem.
Provavelmente até foi daqui que tiraram a ideia :) mas não me importo nada com isso, porque posso no meu intimo pensar que dei um contributo para o bom funcionamento do futebol :)), isto no caso desta comissão funcionar lol

Sem comentários: