domingo, maio 31, 2009

Hoje é dia da festa da Taça de Portugal

Hoje é dia de se jogar, no estádio nacional, a final da Taça de Portugal.

Tem sido ao longo dos anos a festa do futebol que mais aproxima os adeptos, talvez por ser uma final jogada à tarde, numa zona onde é tradição fazer-se os piquenics, comer as bifanas e beber-se minis.

Muitas vezes o vencedor da Taça garante a participação na agora renovada Liga Europa, e digo muitas vezes porque existem outras, tal como este ano, em que o seja qual for o resultado já está definida a participação das equipas nas competições europeias. O FC Porto por ter sido primeiro co campeonato vai participar na Liga dos Campeões e por isso o Paços de Ferreira tem entrada na Liga Europa.

Fica então em disputa os prémios monetários que vão ser atribuídos pela primeira vez este ano. 500 mil euros para o vencedor e 200 mil euros para o finalista vencido. A implementação do patrocinio na Taça (Millenium) e a consequente atribuição do prémio monetário é um estimulo extra para os participantes, e não sendo de vital importância para o orçamento do FC Porto da próxima época pode-o ser para o orçamento do Paços de Ferreira.

A outra novidade é a escolha do homem do jogo, com atribuição de um prémio ao jogador. Nenhum jogador vai jogar a pensar no prémio mas é uma maneira de premiar aquele que mais se destacou durante o encontro.

Estão reunidas então todas as condições para que a final deste ano seja um espectáculo de futebol, e uma alegria para público e equipas. Espero que o jogo seja bom, sem casos e que o vencedor seja justo. O jogo tem início marcado para as 17h e tem transmissão na TVI.

P.S. Devido a ter de marcar presensa com a minha princesa numa festa de aniversário não tenho a certeza de conseguir ver o jogo com a tranquilidade que desejo, nem tão pouco tenho a certeza de conseguir ver o jogo. Espero conseguir ver.