terça-feira, maio 12, 2009

Jesualdo Ferreira fica para o Penta

Jesualdo Ferreira entrou este domingo para a história do futebol nacional ao transformar-se no primeiro treinador português a conquistar um tricampeonato; agora, o professor prepara-se para ser o primeiro a orientar a equipa do FC Porto durante quatro temporadas consecutivas. A renovação de Jesualdo Ferreira por mais uma temporada é uma certeza, faltando apenas anunciar oficialmente o acordo que já existe entre todas as partes.Apesar de ter recebido várias propostas do estrangeiro, algumas delas até mais vantajosas em termos financeiros, o professor prefere manter-se no Dragão no próximo ano, tendo já dado conta da sua disponibilidade à administração da SAD portista.

Na base da decisão de Pinto da Costa para avançar com a proposta de renovação está o excelente trabalho desenvolvido por Jesualdo Ferreira ao longo dos últimos três anos, com especial evidência para esta época. Ao contrário dos anos anteriores, o professor construiu uma equipa praticamente nova - cinco dos onze jogadores da equipa base chegaram apenas este ano -, foi fundamental no crescimento individual de muitos jogadores, voltou a colocar o FC Porto numa final da Taça de Portugal e ainda ultrapassou a barreira dos oitavos-de-final da Liga dos Campeões. As dúvidas sobre a qualidade do seu trabalho, aquelas que ainda existiam, pelo menos numa minoria de adeptos, desapareceram em definitivo, dando agora lugar aos elogios e pedidos de continuidade. Essa está, no entanto, assegurada, e Jesualdo Ferreira pode começar desde já a preparar-se para continuar a bater recordes. É que depois do tetra, há um penta para começar já a conquistar, aquele que seria o segundo da história do FC Porto e do futebol português e faria de Jesualdo tetracampeão.
(Jorge Maia in O Jogo)

Relativamente a este artigo do Jorge Maia publicado hoje no jornal O Jogo ainda não há a confirmação oficial do FC Porto de que a continuidade do professor Jesualdo Ferreira está efectivamente assegurada. De qualquer modo ele (artigo) é a voz de mais de 90% dos adeptos do FC Porto, que desejam a continuidade do treinador que conseguiu em 3 anos 3 titulos.

Mais uma nota relativamente ao artigo é o facto de fazer alusão a propostas que o Jesualdo possa ter recebido, e algumas até mais vantajosas do que o contrato que tem com o FC Porto. Uma renovação pode aumentar os rendimentos de Jesualdo mas esse aumento pode não ser igual a outras propostas do estranjeiro.

Sempre se falou da renovação do FC Porto com Jesualdo mas pouco se falou da vontade de Jesualdo renovar com o FC Porto. O motivo, para além do financeiro, pode ser também o desportivo. Todos sabemos que a fama acaba tão depressa como chega e uma época menos conseguida pode fechar algumas portas à carreira do professor e ele até pode não estar com vontade de deixar que essas oportunidades se percam. No fundo foi também o que fez Mourinho quando após vencer no FC Porto aproveitou as oportunidades que lhe foram apresentadas para dar um salto na sua carreira.
Aos 60 anos não serão muitas mais as vezes que o professor pode conseguir este estrelato, e também isso pode estar a dificultar o anuncio esperado por todos.

Sem comentários: