sexta-feira, maio 08, 2009

Fala Jesualdo ...

Jesualdo Ferreira fez a habitual antevisão do jogo do próximo domingo frente ao Nacional da Madeira, que até pode ser o jogo da consagração de mais um titulo para o FC Porto, neste caso o de mais um tetra campeonatro, o segundo da história do clube.
Falou sobre o adversário, sobre o facto de ele ser "tri-campeão", sobre a equipa e os jogadores, sobre o Tetra campeonato, sobre a possibilidade de ser campeão no hotel, sobre o suposto interesse do PSG na sua contratação, sobre o estado físico de Hulk.

O adversário
"O F.C. Porto sabe o que tem de fazer para ser campeão. Nessa perspectiva, o Nacional é um adversário que nos interessa, porque nos vai obrigar a estar atentos."
"É um adversário que luta ainda por objectivos, que tem vindo a fazer um campeonato excelente dentro e fora de casa, por isso trata-se de uma equipa que nos interessa para chegarmos onde queremos. Nós sabemos que quanto mais os jogos são difíceis e os adversários são fortes, mais nós vamos para lá do quanto baste."

Sobre o facto de ser "tri-campeão"
"Tenho vivido esta semana muito bem, como sempre vivi até hoje. Não há pressão nenhuma extra."
"O que eu sinto nesta semana é exactamente o mesmo que senti em todas as outras semanas. Fiz as mesmas coisas que faço nas outras e vou continuar a fazer até ao fim o que sempre fiz até agora. Até porque como vocês gostam de dizer, embora eu não seja supersticioso, se assim correu bem, porquê alterar? A minha semana foi igual."
"Não quero que um acontecimento muito pessoal se sobreponha aos objectivos colectivos da equipa."

A equipa e os jogadores
"Temos vinte jogos realizados desde a última derrota, temos dez vitórias consecutivas fora de casa, somos a equipa com menos golos sofridos e com mais golos marcados e temos uma Taça de Portugal para ganhar."
"Temos cinco jogadores que vão ser tetracampeões, não há muitos que tenham conseguido isso. Há jogadores que vão ser tricampeões, há outros que vão ser bicampeões e há outros que vão estrear-se a ser campeões. Por isso há muito mais do que apenas o treinador."

Sobre o tetra, mais um titulo para o FC Porto
"Não tem um sabor diferente, tem um sabor exactamente igual a todos os outros. O objectivo de um treinador no F.C. Porto é ganhar sempre e cumprido o objectivo, o sabor é precisamente igual», garantiu Jesualdo Ferreira, repetindo que «os campeonatos no F.C. Porto, como as vitórias no F.C. Porto, têm um sabor muito curto."
"O sabor do título que o F.C. Porto vai ganhar de certeza termina poucas horas depois, porque logo a seguir há outra competição para ganhar."
"Não dá para fazer festas nem para saborear com outra pastilha de sabor diferente. É muito curto o saborear de uma vitória no F.C. Porto. O que é óptimo. Se estivéssemos a mastigar durante muito tempo a mesma coisa podíamos ficar com dores no maxilar e não é essa a nossa ideia."

Ser campeão no hotel
"Não estraga os planos da festa. Nós quando entramos em campo temos um objectivo, que é jogar bem para chegar onde queremos. Não é agora que o facto dos adversários jogarem antes que vai condicionar o que temos de fazer no dia seguinte."
"O nosso projecto passa por fazer um bom jogo, por termos o público connosco e por dominar o adversário. Temos de jogar ao nível máximo para podermos ser campeões. O que se passar antes não vai comprometer este processo. Vai existir ansiedade, vai existir algum nervosismo, tudo o que é um menu do pré-competitivo."

O interesse do PSG
"A minha resposta a essa pergunta é igual à resposta à pergunta sobre se renovo ou não pelo F.C. Porto. O quadro está precisamente no mesmo ponto."
"Se os pressupostos que eu apontei sobre a questão da renovação se mantêm ainda, esse pressuposto mantém-se também."
"Notícias dessas, vindas de locais que nem se sabe bem o que são e com que intenção é que vêm, são uma coisa que não me preocupa minimamente nesta altura. Estou preocupado com os jogos que aí vêm. Não é domingo que termina o nosso trabalho. Ainda temos muita coisa para fazer."

Hulk ... para quando?
"O Hulk está a treinar condicionado neste momento. Quando entender que ele está em condições de poder ajudar a equipa, não correndo perigo para ele, voltará com certeza."
"Ninguém é igual sob o ponto de vista das suas capacidades individuais, sejam físicas, anímicas e fisiológicas. Todas as pessoas são diferentes. Por isso neste caso destacam-se as competências do jogador e as competências do departamento médico."

Ficou dificil para Jesualdo fazer apenas a antevisão de mais um jogo do FC Porto, porque estão demasiadas coisas inerentes a este jogo, mas a coerência do discurso do professor foi exactamente igual às outras conferências de imprensa, não se alongando muito nos possíveis festejos ou no titulo que está por "um bocadinho assim".
Mesmo quando confrontado sobre o interesse do PSG o discurso manteve-se coerente com aquilo que vinha dizendo aos longo destas últimas semanas.

Tenho muita pena de não poder deslocar-me ao Porto para festejar lá o titulo, mas de certeza que serei mais um dos que vão festejar aqui no Algarve.

Força FC Porto.

Sem comentários: