domingo, maio 03, 2009

Maritimo - FC Porto, 0-3

Com classe de campeão e com sofrimento de campeão. É desta forma que se sintetiza a forma como o FC Porto ultrapassou o Maritimo e, aproveitando o deslize do seu mais directo adversário, se colocou a apenas uma vitória de se sagrar tetra-campeão nacional.

Apesar de ter marcado muito cedo, o jogo não se previa como sendo fácil, muito por culpa do bom futebol que o Maritimo apresentava em casa (ainda não tinha perdido desde que Carvalhal asumiu a equipa).
Depois a lesão do Raul Meireles, uma pedra importantissima no meio campo do FC Porto, colocava as coisas ainda mais dificeis.
Mas a equipa soube responder bem a mais este contratempo e com muita garra e personalidade defendeu sempre os caminhos da sua baliza.

Mesmo com menos posse de bola e com menos ataques, os lances de maior perigo. na primeira parte, pertenceram ao FC Porto, que esteve sempre mais perto de marcar o segundo do que sofrer o primeiro golo.

Ajustadas que foram as coisas ao intervalo, e aguentando o maior caudal ofensivo do Maritimo, o FC Porto mais uma vez respondeu bem, marcando o golo que daria a tranquilidade. Daqui até ao fim era apenas uma questão de tempo, porque os três pontos, estavam mais do que assegurados. Ainda deu para marcar mais um golo e, mais uma vez, colocar o selo "chapa 3" em mais um jogo.

Foi assim o andamento do marcador:
3' - Golo FC Porto
Raul Meireles recebe a bola na esquerda e remata forte para o fundo da baliza.
64' - Golo FC Porto
Rolando de cabeça desvia ligeiramente o livre de Rodriguez e engana o guarda-redes.
83' - Golo FC Porto
Tomaz Costa finaliza a bonita jogada de entendimento do FC Porto efectuada na sequência dum contra-ataque muito rápido.

O FC Porto está a 3 pontos de poder festejar o titulo de tetra-campeão, o que pode acontecer já na próxima semana, na recepção ao Nacional.

O futebol apresentado por esta equipa, com as ausências de Lucho e Hulk, e hoje de Raul Meireles, não é o mais bonito, mas tem sido eficaz q.b. para ultrapassar as adversidades que vão aparecendo. Às vezes, mais do que jogar um futebol muito bonito é necessário jogar um futebol prático, e isso esta equipa sabe fazer.

Guarin ainda não me conseguiu convencer do seu valor para estar nesta equipa, e nem tem aquela raça que é carateristica do Mariano e que o tem levado a ganhar pontos junto da massa associativa. Foi (Guarin) na minha opinião o elo mais fraco deste FC Porto.

"A perda do Raul Meireles foi decisiva, porque ele tinha as funções de fazer ligação com o ataque, era um jogador importante na estrutura ofensiva. Entrámos bem, fomos felizes e fizemos um golo, mas quero realçar a forma como o F.C. Porto foi capaz de reagir a uma boa equipa do Marítimo. Sabíamos que era um jogo importante e fomos uma equipa humilde, que soube explorar as suas capacidades ofensivas e acabámos por vencer merecidamente, com resultado pesado. Mas fica o registo de uma equipa que está a um passo de ser campeã. Esperamos receber uma grande equipa do Nacional no domingo e ter a massa associativa connosco, pois podemos ser campeões." (Jesualdo Ferreira)

2 comentários:

dragao vila pouca disse...

Não vi o jogo, vi apenas o Domingo Desportivo e como devem calcular, apesar do resumo alargado, não dá para fazer uma análise correcta, se bem pelo que o resumo mostrou, me pareceu ter havido um grandíssimo Mariano e um bom Porto...mesmo sem Hulk, Lucho e com Meireles a sair muito cedo do jogo, o que fez com que o meio-campo fosse composto, com excepção de Fernando, por jogadores com poucos jogos e poucas rotinas.

Já se sente um intenso cheiro a manjerico, prenúncio de S.João antecipado, o que tem sido quase uma constante, nestes 27 anos de presidência de Pinto da Costa.

Domingo, lá estaremos preparados para a festa, mesmo sabendo que o adversário é muito difícil e não vem disposto a servir de bombo da festa azul e branca. O F.C.Porto é quase a única coisa que resta, para que este Norte esquecido e maltratado, tenha algumas alegrias e possa esquecer, por momentos, o drama do desemprego, das falências e da crise, que para estes lados, ainda é pior.

Um abraço

Meg disse...

Marco,
Por razões profissionais, que compreenderás, tenho andado ausente, mas vim deixar-te um abraço.

Voltarei para ler o que tens escrito, tu que és uma máquina a publicar posts...

Então o abraço