terça-feira, abril 14, 2009

Mesmo jornal ... mesma conversa.

Há cerca de um mês, preparava-se o FC Porto para disputar a segunda mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões, recebendo o Atlético de Madrid, e no jornal Record um jornalista escrevia uma rubrica com o titulo "Porto na Europa" e sobre a qual emiti a minha opinião, que podem ver aqui.

No domingo passado, no mesmo jornal, com jornalista diferente, o assunto é quase o mesmo. O jornalista Domingos Amaral escreve um artigo de opinião com o titulo "Preparem-se".

O jornalista começa por mostrar a sua indignação pelo facto da comunicação social ter dado muito destaque ao empate do FC Porto frente ao ManUnited, relembrando que o Benfica tinha há uns 3 anos atrás vencido o Liverpool nos oitavos de final da Liga dos Campeões, e que segundo o jornalista não tinha ouvido "odes deslumbrantes e eufóricas".

Caro Domingos Amaral, a inveja é uma coisa muito feia. Não tenho presente de memória o que se escreveu sobre essa vitória do seu Benfica, mas escrevendo você no jornal que escreve não deve ser dificil fazer uma procura e descobrir que afinal até se escreveram "odes deslumbrantes e eufóricas", especialmente nesse jornal onde tendencialmente se relega para segundo plano os feitos do FC Porto, e para ver isso não é necessário recuar 3 anos, basta uma semana e ver a capa do jornal de quarta-feira, dia 08-04.

Depois o jornalista continua a sua escrita e decide dar uma ajuda a todos os que viram e acharam que o jogo do FC Porto tinha "abafado" o do ManUnited, dando exemplos de que o ManUnited é que tinha jogado mal.

"O Manchester estava cansado, jogara 48 horas antes." (onde é que eu já ouvi esta teoria ... ah! foi no mesmo jornal mas escrito por um jornalista diferente)

"Pouco inspirado, jogou mal, muito mal mesmo. Além disso, a equipa inglesa sabia que haveria sempre uma segunda mão, o que diminuía o dramatismo da situação"

Muito inspirada, a equipa do FC Porto jogou muito, muito bem mesmo. Além disso a equipa portuguesa sabia que ainda haveria uma segunda mão, EM CASA, o que diminuía o dramatismo do empate fora de portas. Uma segunda mão onde o resultado permite ao FC Porto jogar como tão bem sabe e gosta de fazer. Uma segunda mão onde a história (e não apenas a de há 3 anos) indica que nenhuma equipa inglesa conseguiu passar.

"Portanto, prepara-te para sofrer. Será um confronto duríssimo e, se o Manchester for o Manchester, tudo pode acontecer."

Sofrer é o que nós sabemos fazer, felizmente. E digo felizmente porque isso mostra que andamos sempre nas grandes competições, e que disputamos todos os jogos com hipótese de vencer, e para vencer é sempre necessário uma dose q.b. de sofrimento.
Não nos confunda com o clube de qual é adepto, que não necessita de sofrer porque simplesmente nem disputa os resultados.
Sofremos na Liga Sagres, pois estamos na frente e queremos ganhar. Sofremos na Taça de Portugal, porque ainda a disputamos e queremos ganhar. Sofremos na Liga dos Campeões, porque ainda estamos em prova, mesmo depois de já termos jogado 90 minutos em Old Trafford.

Continuo a ter muita pena desta gente que necessita de se colocar em bicos de pés, procurando protagonismo com o feito dos outros.
Porventura o jornalista escreveu uma "carta aberta" ao Quique Flores que tinha perdido frente à Académica no dia anterior, ou que tinha feito uma exibição paupérrima na semana anterior frente ao Estrela da Amadora. Não, claro que não. O senhor do Benfica tinha de procurar assunto no FC Porto e ainda por cima a menosprezar os feitos desta equipa que tão boa imagem deixou no futebol europeu.

Senhor Domingos Amaral, nós sabemos que vai ser um jogo complicado, sabemos o valor do ManUnited e o nosso valor. Sabemos quando começa e quando acaba o jogo.
Não nos confunda com uma equipa qualquer.

Lembro-lhe a si e a todos os que porventura estejam esquecidos, que o jogo de amanhã frente ao ManUnited não é a salvação de uma época. Não é um atingir de objectivo proposto no inicio da época (era a chegada aos oitavos).
Por este motivo, adicionado o facto de estarmos em vantagem na eliminatória, o jogo corre a nosso favor e se tivermos a capacidade podemos chegar mais longe.

Seja qual for o resultado do jogo de amanhã o orgulho que temos na nossa equipa (penso que posso falar por todos os portistas) não vai ficar minimamente beliscado.

1 comentário:

Meg disse...

Marco,

E por mim falaste também, claro!
Tenha uma professora que dizia..."deixá-los andá-los que eles calarão-se-hão"

Um abraço até amanhã