terça-feira, março 10, 2009

Porto na Europa

Não devia, mas o facto é que estou pasmado. Pasmado com as coisas que escrevem, para camuflar, para explicar, para justificar o sucesso de uns e a miséria de outros.

Estava a almoçar e ao mesmo tempo a passar os olhos pelo jornal Record e qual não foi o meu espanto ao ler uma rúbrica "Zona M" do jornalista João Querido Manha intitulada "Porto na Europa", titulo que eu transcrevi para este meu post.

Li e pasmei. Reli e ainda fiquei mais pasmado. Sei, que já não devia ficar pasmado com estas coisas, porque o "hábito faz o monge", mas o facto é que sistemáticamente isto acontece. Menosprezam o sucesso do FC Porto, tentando sempre arranjar justificações, onde esses sucessos nunca são pelo mérito do FC Porto mas sempre pelo desmérito de outras equipas.

Começa o jornalista por dizer que o FC Porto tem mostrado ao longo da época mais sucesso fora de portas do que em casa, aludindo ao facto de já ter feito mais do dobro dos golos fora (25 fora contra 14 em casa).

Até aqui nada de novo. Coisas que todos já sabemos.

A minha incredibilidade começa quando o jornalista fala numa campanha a beneficiar o FC Porto no campeonato, campanha essa que foi efectuada de modo a o FC Porto jogar sempre com os adversários que tinham defrontado o Benfica na jornada anterior. O jornalista dá a entender que o sorteio tinha sido feito para beneficiar claramente o FC Porto, jogando assim com equipas cansadas, pois tinham defrontado o Benfica.
O jornalista chega a escrever: "Assim se faz um campeão - está provado que os campeonatos se ganham nos jogos "pequenos" e na colecção semanal inexorável dos pontos em disputa".

Nesta altura tinha a boca tão aberta que até se conseguia ver a laringe.

Mas o artigo não acaba aqui. Continua a menosprezar os feitos do FC Porto e lança agora os ataques para o jogo com o Atlético de Madrid.
Diz o jornalista que o Atlético tem um dos melhores plantéis ofensivos da Europa, capaz de colmatar as falhas da sua defesa e que o FC Porto não vai ter vida fácil, à semelhança daquilo que tem acontecido a nível nacional (?????)

Foi precisamente isso que se viu há quinze dias em Madrid onde o FC Porto deu um banho de bola (opinião de todos os que sabem ver futebol) e que se não fosse os erros da nossa defesa (sim nos dois golos) e as falhas dos nossos avançados, o FC Porto tinha ganho o jogo à vontade.

Continua o jornalista. Desde os tempos de Mourinho que o FC Porto deixou de ser a melhor equipa portuguesa na Europa e a prova disso é a perda de lugares na Liga dos Campeões.

Ora cá está. Mais uma vez a culpa é do FC Porto. Não é das outras equipas que não passam sequer a primeira eliminatória. A culpa de Portugal estar a perder lugares na Liga dos Campeões é devida ao FC Porto, única e exclusivamente. Nos anos que se seguiram ao FC Porto ser vencedor da Taça Uefa e da Liga dos Campeões, Portugal metia 7 equipas nas competições europeias e 4/5 saiam logo eliminadas nas primeiras rondas, mas isso é culpa do FC Porto. Ainda este ano Portugal meteu 7 equipas e neste momento só estão em competição 3.
Passo eu a explicar, podem os meus dois leitores não saber, que os pontos para os lugares de acesso às competições europeias são os feitos pelas equipas a dividir pelo número de equipas que estiveram na competição. Havendo uma equipa a competir, se ela ganhar faz 3 pontos, que se dividem por 7. Mas é claro a culpa é do FC Porto.

Diz o jornalista a fechar que o Jesualdo nunca conseguiu passar dos oitavos de final e que agora aparece em boa posição mas ... "o Atlético, que acaba de vencer o Barcelona e de empatar com o Real Madrid, não surge no Dragão cansado de um jogo com o Benfica".

Mas é claro. Porque é que eu nunca pensei nisso. O Atlético depois de defrontar o Barcelona e o Real Madrid não aparece cansado porque não defrontou o Benfica.
Uma equipa que jogue contra o Benfica tem sempre mais cansaço do que uma equipa que defronte Barcelona/Real Madrid. Uma equipa que defronte o FC Porto e perca, se defrontar o Benfica antes, perdeu por esse motivo, porque o Benfica é a "super equipa", mas se defrontar o Barcelona/Real Madrid e perder então ... o motivo será outro qualquer, mas nunca, por mérito do FC Porto.

Por vezes não quero dar razão áqueles que falam numa campanha contra o FC Porto, mas a ler artigos destes, tenho de dar razão a essas pessoas.
Enfim ...

Força FC Porto. Contra tudo e contra todos vamos levar de vencida os nossos adversários e gritar a plenos pulmões sobre as nossas glórias. Tenho orgulho em ser portista.

2 comentários:

Anónimo disse...

Quinta-feira, Outubro 16, 2008
A MENSAGEM DE ANA SALGADO

Não sou partido, nem movimento de opiniões. No entanto, os factos falam por si. É uma nódoa que me atormenta a alma. Não fosse a pessoa, em evidência, tão próxima e ao mesmo tempo distante (diferente). Alguém com duvidoso passado, marcado por atitudes rebeldes e até mesmo insubordinadas. É hoje, considerada figura pública e merecedora de credibilidade. Não fosse o mesmo ser, útil para de quem, a dispõe. E falo mesmo em certos elementos com significado na justiça judicial. Acreditem, que particularmente ainda acredito na justiça. Embora, e é como em tudo, discorde como a fazem e dispõem. Entendo que, neste sector, como em tantos outros, há ‘inimigos com rosto’. Vá-se lá entender, o certo é que lá estão. Poderiam talvez abandonar o cargo se assim entendessem. Há momentos, na vida, em que o melhor é abandonar o barco; o que não nos torna em nada cobardes. Simplesmente fazê-lo por consciência. Acontece muitas vezes, e não significa que o seja de forma propositada, o facto de, remarmos em nossa feição. Por isso, já os sábios diziam que os ventos enganam. Dediquem-se à feitura de livros. Não é o que está na moda? Eu até elaborava o título, se o entendessem. Que vos parece, ‘O inimigo com rosto’.Teria todo o gosto, em redigir o prefácio. Aceitando mesmo propostas. Em suma, e porque as ‘fotos’ falam por si… Alguém muito singular, perceberá um dia, que este pretensioso protagonismo irá resultar num emaranhado de si-tuações desagradáveis. Há a meu entender, um dominador comum e centralizado, que remete para o erro. Sejamos capazes de, assumir os erros quando de facto eles existem. Pois cada vez mais, se vê a falta de valor, do saber, que vai para além da racionalidade. Valor do saber, da experiência adquirido, a meu entender, o que se adquire por mérito e honra. E este entendimento, tão sublime e humano, está em cada um. Basta parar, reflectir e encontrar. (Se de bem me encontrasse com o meu PAI, ao ler-lhe o meu texto ele diria; como em tempos: “Ó Ana Maria isso para mim cheira a letra de música”.) Sou pessoa de bem, como tal não me coíbo de o fazer. Às pessoas do meu sangue, apenas concluo que devem reflectir. Parar no tempo (esse bem tão precioso) e observar quem afinal se esconde atrás do pano. Quanto ‘ás nódoas na alma’ caros leitores, tratem-nas sempre da maneira mais sublime. Pois são sempre o patamar da solidariedade e dos afectos.
in O GAIENSE

Será que esta senhora já esqueceu do que escreveu, recentemente???!!!

Será que o FCP, sabe disto???!!!

Meg disse...

Caro Marco,

Também estou pasmada, embora, como tu, não devesse estar.
Mas como é que se publicam tantos jornais de "bola"?
Há cada jornalista!
O que vale é que a mentira ou má-fé é tão evidente que não restam dúvidas das intenções.
E VIVA O FCP!

Um abraço e... paciência.