segunda-feira, março 23, 2009

Dr. José Mourinho

Foi hoje atribuido aquele que é o melhor treinador português o titulo de Doutor Honoris Causa pela Universidade Técnica de Lisboa.
Foi desta forma que homenagearam aquele que no mundo do futebol tanto tem conseguido para si, para as equipas onde trabalha e para Portugal.

Admito que sou um defensor do seu trabalho, muito por culpa das enormes alegrias que me proporcionou enquanto treinador do FC Porto. Tenho noção de que se as suas conquistas tivessem sido noutro clube português dava-lhe apenas mérito, mas como foram pelo meu clube dou-lhe um pouco mais do que isso, dou-lhe admiração.

Nunca me esqueço daquela conferência de imprensa, em 2002, depois de ter substituido Octávio Machado no comando do FC Porto, onde disse, com toda a convição que "na próxima época seremos campeões".
Estas palavras ficaram marcadas na minha memória e para além de ser campeão no ano indicado, ainda deu a alegria de vencer da Taça Uefa e a Taça de Portugal.
No ano seguinte ainda mais alegrias, depois de vencer o campeonato, com 8 pontos de vantagem, vence a maior competição europeia, a Liga dos Campeões.

Mesmo com a sua saída atribulada do FC Porto, onde teve alguns dos episódios que lhe são caracteristicos, incluindo o facto de não festejar com a equipa a conquista da Liga dos Campeões, ou melhor, de ter uns festejos mais comedidos, continuo a admirar o seu trabalho e a acompanhar as prestações das suas equipas por essa europa fora. Posso mesmo dizer que passei a torcer pelas equipas onde ele é técnico, excepto é claro se o adversário dessas equipas for o FC Porto.

Considero o José Mourinho um técnico que veio dar sangue novo ao futebol, com modos de trabalhar completamente diferentes daquilo que se fazia até então, e muitas vezes ouvimos dizer que este ou aquele treinador utiliza os métodos de treino do Mourinho.
Acho que é um homem que no futebol não dá ponto sem nó e muitas das conferências de imprensa e os ataques que faz ao clube adversário, para além de servirem para destabilizar servem acima de tudo para moralizar a sua equipa.

Dou daqui deste cantinho ao Dr. José Mourinho os meus parabéns pelas suas conquistas e por este título.

1 comentário:

Mocho Falante disse...

é de facto um titulo merecido

um abraço