domingo, março 29, 2009

É este o nosso capitão???

Juro-vos que andava a evitar escrever a minha opinião sobre este tema, mas ele não me sai da cabeça e se não materializar aqui a minha opinião nunca me vou perdoar.

"Se todos fizessem o que fiz, Portugal já era campeão do mundo" (in MaisFutebol)

Esta tirada pertence a Cristiano Ronaldo e é na minha modesta opinião a maior barbaridade que se pode dizer, antes dum confronto de elevada importância, como foi o jogo de ontem. Peço desculpa ... é a maior barbaridade que se pode dizer em qualquer altura, ponto final.

Então não é que o jogador, eleito o melhor jogador do mundo, deixou que o prestigio lhe subisse à cabeça e na sua opinião se todos tivessem feito o que ele fez Portugal era campeão, não um campeão qualquer, era campeão do mundo.

Quer isto dizer que na sua opinião os colegas não se esforçam, não correm, não marcam, não defendem, em suma se não fazem como ele não fazem de todo e é pela fraca prestação dos colegas que Portugal não foi, ainda, campeão do mundo.

Para mim é o que esta frase quer dizer, "se todos fizessem o que eu fiz". Não há outra maneira de ver isto. Não existe outro contexto onde colocar a frase, ela não foi retirada de um discurso longo e colocada como titulo. Foi-lhe perguntado qual a sua opinião sobre o facto de dizerem que ele não tinha o mesmo rendimento na selecção e no Manchester e ele responde que acha que não e ... zumba ... lança a bomba.

É isto o nosso capitão. É este o homem que representa todos os outros na selecção de Portugal. É este o líder da nossa selecção.
Se é ... estamos todos entregues à bicharada.

Ainda andei a ver estatisticas sobre o rendimento do Cristiano na selecção e fazer uma comparação com os colegas, mas acho que não vale a pena. E não vale a pena porque é notório que a sua prestação na selecção não foi em nada superior à dos seus colegas, antes pelo contrário, foi igual a tantos outros e muitas vezes até inferior.

Culpo a comunicação social por este aumento de protagonismo ao Cristiano, um jogador que na selecção é apenas mais um e muitas vezes nem é "mais", é apenas um que ali anda. Mas não, para a imprensa todos os jogos do n.º7 são espectaculares, ele nunca sabe jogar mal. A todos os outros são apontados erros e virtudes, ao n.º7 apenas virtudes.

Estivesse eu na selecção e dava um conselho aos meus colegas. Vamos todos deixar o super Cristiano a jogar sozinho, para que ele nos mostre como é fazer como ele e sermos campeões.

Haja paciência para cromos destes. Ainda se admiram porque é que eu continuo a achar o jogador mediano?

1 comentário:

Meg disse...

Marco,

Se soubesses quantas vezes eu penso no George Best, quando ouço esse "menino"!!!!
Se não arrepia caminho - e a imprensa tem muita culpa - ainda acaba mal.

Um abraço