sexta-feira, março 06, 2009

Carlos Queirós, que função?

Ontem estive a ouvir a reportagem que o Carlos Queirós deu ao programa desportivo da RTPN.

Para além de ouvir um seleccionador muito justificativo em relação ao seu trabalho, muito "politicamente correcto" em relação às escolhas que fez, fiquei ainda mais com a sensação de que o homem é a pessoa certa no lugar errado.

Sempre defendi que o Queirós era um excelente gestor e um mau treinador.
Sempre disse que o homem como orientador dum projecto globalizador das selecções, como gestor da formação, e talvez como orientador dos processos de treino é excelente, e a prova disso é o trabalho que desenvolveu nos vários locais onde passou e desempenhou essa função.
Agora o que acho que ele não tem capacidade é para em pleno jogo, olhar, ver e compreender onde as coisas estão más e aplicar alterações para as melhorar.

O seu discurso de ontem foi muito de preparação para tudo aquilo que possa ainda vir a acontecer. Ao defender o seu projecto "a curto/médio/longo prazo" ele está de ante-mão a defender-se de possíveis desaires ao apuramento para o Mundial 2010. Caso as coisas corram mal ele defende-se dizendo que é impossível fazer uma preparação com vista aos resultados imediatos e que o seu projecto é a preparação das selecções para o futuro.

Também em relação a entradas de MAIS jogadores naturalizados o seu discurso foi lacto. Primeiro defendeu que a selecção não é a pátria, é um conjunto de jogadores representativos do país.
Depois defendeu que neste momento não pensa no assunto porque o jogador não é elegível, quando o for logo pensa no caso.
Ora quer isto dizer que caso seja necessário vai-se de certeza ponderar a hipótese de convocar Liedson para a selecção. Este caso seja necessário, é se na altura da naturalização, Portugal ainda estiver com falta de avançados.

Das poucas coisas que eu fiquei realmente agradado com a entrevista de ontem foi quando ele disse, ainda relativamente ao jogadores naturalizados, que se os jogadores PORTUGUESES não querem ter a "concorrência" desses jogadores SÓ têm de ser melhores do que eles.
Completamente de acordo ... se os nascidos em Portugal forem melhores esta "discussão" nem existe.

Em suma o que ficou? Qual a opinião que fica?
O que fica é a necessidade de neste momento dar-mos todos alguma estabilidade ao homem, para que ele possa apresentar o seu trabalho.
Portugal não se apurar para o Mundial 2010 é uma derrota. Pior ... é uma "goleada". É tal como o próprio disse, um cenário que nem vale a penar imaginar.
Mas não podemos matar o projecto logo à nascença. Vamos esperar para ver.
"As contas fazem-se no fim". Mas o que nós queremos é ... não fazer contas. De qualquer modo fazer contas e ficar apurado também é bom. Não ficar apurado é ...

Sem comentários: