sábado, março 28, 2009

Portugal - Suécia, 0-0

Mais um jogo, mais 90' sem marcar golos, mais 1 dia sem vencer.

Portugal não conseguiu mais do um empate a zero frente à Suécia e complicou e muito o apuramento para o Mundial de 2010.
Pode-se até dizer que a partir de agora entramos na "missão impossível", Portugal tem de vencer os 5 jogos que faltam disputar.

Não acho que Portugal tenha feito um mau jogo. Se havia equipa que merecia vencer, essa equipa só podia ser Portugal. Foi a equipa que atacou mais, que teve mais posse de bola, que fez mais remates à baliza. Mas os resultados não se fazem de "ses" e quem não marca, não pode ganhar.

Não querendo entrar em criticas às opções tomadas, quero apenas deixar uma opinião. Se o Bosingwa sai lesionado aos 45', com o resultado empatado a zero e com sinal mais de Portugal, porque raio é que não se meteu logo o Deco ou o Moutinho, em vez de colocar mais um central e encostar o Ricardo à esquerda.
Se o Pepe estava no meio-campo, podia ter sido colocado à esquerda e colocar logo um homem no meio, que colocasse ainda mais a equipa em ascendente ofensivo.

O segundo reparo vai para a frente de ataque da equipa portuguesa. Claramente que o Danny e o Cristiano não são pontas de lança. O resutado está à vista pela fraca apetencia da equipa para os golos. Assim de cabeça consigo pensar em 3/4 nomes de atacantes, portugueses, que podiam estar a ocupar o lugar de ponta de lança.

A ultima nota vai para o Queiroz, e para aquilo que eu continuo a dizer sobre ele. Acho que é um excelente gestor, tem uma capacidade excelente para geir um projecto de equipa/selecção, mas tem uma fraca capacidade de análise ao jogo. As opções para mudar voltaram a não surtir efeito e o Tiago era sem sobra de dúvida uma pedra mais naquela equipa.

Em suma, voltámos aquilo que nós é caracteristico. Provavelmente até é uma caracteristica nossa. Estamos outra vez nas contas.
O projecto selecção não deve morrer, mesmo que apuramento não seja conseguido. A selecção está a apresentar melhorias ao nível do jogo, ao nível das opções para os lugares, e tenho a certeza que com tempo, podemos festejar um grande título. É preciso é que haja tempo.

1 comentário:

... disse...

Este foi o pior resultado de todos. Se perdessemos Queiroz era despedido (optimismo meu). Assim, não vamos ao Mundial e ele continua...
http://aoutravarinhamagica.blogspot.com/2009/03/eficacia-1.html