sábado, março 14, 2009

Ranking Uefa

Hoje ouvi a noticia de que Portugal tinha descido para a 10ª posição no ranking da Uefa, com vista ao apuramento de equipas nas competições europeias.

Já era uma vontade minha, fazer um post sobre este assunto, e essa vontade ficou ainda maior quando li o artigo do jornalista João Manha no jornal Record, artigo de que falo aqui.

Primeiro convém perceber como são atribuidos os pontos para que esse ranking seja feito. Para tal, uma pesquisa no site da Uefa resolve-nos o problema. Podem consultar aqui toda a informação, mas a mais importante eu transcrevo agora.

Esta tabela (ranking de coeficientes das federações da UEFA) é compilada anualmente, sendo a cada ano descartada a temporada mais antiga antes de se proceder aos cálculos. Estes cálculos são efectuados da seguinte forma: dois pontos por vitória (um ponto em jogos de pré-eliminatórias), um ponto por empate (meio ponto em jogos de pré-eliminatórias) e zero pontos por derrota.
As pré-eliminatórias apenas são consideradas no cálculo dos coeficientes das federações.

A partir da temporada 2004/05, clubes que atinjam os oitavos-de-final, quartos-de-final, meias-finais ou final da UEFA Champions League, ou os quartos-de-final, meias-finais ou final da Taça UEFA recebem um ponto extra por cada ronda em que marquem presença. Para além disso, são atribuídos três pontos por participação na UEFA Champions League.

Os pontos obtidos em cada temporada pelos clubes representantes de uma determinada federação são somados e depois divididos pelo número de clubes dessa dita federação que nessa época entraram nas duas competições de clubes da UEFA em questão e o resultado reflecte o valor do coeficiente dessa federação. Os coeficientes são calculados à milésima e não são arredondados.

Os pontos apenas são atribuídos em jogos que sejam efectivamente disputados e de acordo com o resultado ratificado pela UEFA. Desempates por pontapés da marca de grande penalidade para determinar o apuramento de uma equipa não têm efeito no resultado efectivo do encontro.


Para efeitos deste post a minha pesquisa baseou-se nas últimas 5 temporadas, incluindo esta, pois para a época 2009/10 já estão as contas feitas, ou seja, já estão definidas as equipas que vão entrar nas competições.
Esta pesquisa, para além de perceber como o FC Porto intervém neste processo, quer também saber como está a nossa situação para a época 2010/11.




Contrariamente aquilo que muitas vezes é dito o FC Porto é das equipas que contruibui mais positivamente para o ranking de Portugal na Uefa. Mesmo após as excelentes vitórias em 2002/03 e 2003/04, Taça Uefa e Liga dos Campeões respectivamente, o FC Porto deu sempre um contributo positivo para o ranking.

Não esquecer que na época em curso o FC Porto e o Braga ainda estão em competição e por isso os valores podem ainda estar sujeitos a alterações.

1 comentário:

Meg disse...

Marco,
Este teu post de hoje ultrapassa de longe a minha cultura futebolística, pelo que apenas te deixo

Um abraço