domingo, março 22, 2009

A taça da cerveja ... ou será ...

Nem sei bem como lhe chamar, se taça da liga, se carlsberg cup, se taça da cerveja, se taça da salvação, se taça da vergonha ... muitos nomes para denominar uma competição marcada por muitos casos.

Desde o seu inicio que os clubes que estavam interessados nesta competição reclamam para a taça e para si mais protagonismo, mais "respeito" como cheguei a ouvir, mas também desde o inicio que a taça está envolta em casos e em má organização.

A taça da cerveja é uma competição sem o protagonismo que têm outras competições semelhantes em Inglaterra, Espanha ou Itália, talvez porque ainda é recente (apenas 2 edições) ou talvez porque como a maior parte das coisas em Portugal, foi feita "em cima do joelho".

Certo é que agora, que a competição pelo caneco, ou será "caneca", chegou ao fim, fica bem patente que quem tomou a melhor decisão sobre esta competição foi o FC Porto, que desde o principio não se mostrou interessado nela, aproveitando os jogos que teve de fazer para gerir e rodar o plantel.
Até ao momento, o FC Porto ainda está nas 3 frentes que tenta ganhar, e nota-se que o plantel está melhor, rende mais e está mais forte.

É fácil fazer um exercício de importância, quando se quer compreender qual das competições se devia abdicar. O campeonato é sempre a principal competição e esse nunca se pode abdicar e dá acesso à liga dos campeões; a taça de portugal é a prova rainha do futebol e dá acesso à uefa; a liga dos campeões é uma prova que dá estatuto, dinheiro (muito) e por isso o objectivo de chegar o mais longe possível. Pensando assim, a abdicar de alguma coisa, seria sempre a taça da cerveja.

A taça da cerveja está envolta em polémicas, e não são poucas, desde o eliminação por "goal average" até ao penalti que dita o empate na final, passando pelo aquecimento das equipas junto às claques rivais, etc. É caso para dizer que uma taça que devia ser de cerveja meteu ... muita água.
Quem queria que a taça tivesse mais protagonismo, não podia ter escolhido melhor competição. Todas as polémicas serviram para vender jornais e dar protagonismo aos seus intervenientes.

Por isso digo, não cuspam no prato que comem.
O sporting não fosse a eliminação com este penalti ainda estava a sofrer as consequências do encontro frente ao Bayern; o benfica que com esta competição salva a honra do convento e até os mais "fanáticos" se vão esquecer da derrota frente ao guimarães e o consequente terceiro lugar que os tira da liga dos campeões.

O jogo foi pobre, muito pobre. Havia alturas em que o jogo estava mais tempo parado do que a ser jogado. Nenhuma das equipas merecia vencer, por isso ainda bem que aconteceram os lances polémicos porque assim ninguém olha para o fraco futebol que os "grandes" de Lisboa andam a praticar.

Força FC Porto. Cada vez tenho mais orgulho em ser portista.

1 comentário:

Meg disse...

Marco,

Disseste que "aquilo" foi um jogo, mas não deves ter visto o mesmo que eu... uma vergonha para o futebol, tanto no jogo própriamente dito, como nos casos.
Enfim... mais do mesmo.

Um abraço