sábado, março 07, 2009

Primavera = Andorinhas

A primavera está quase a chegar e começam agora a ver-se as primeiras andorinhas e com elas o meu martírio.

Não sei se é sempre a mesma familia, ou se vai mudando com os anos, o que sei é que desde há uns 2 anos para cá que elas insistem em fazer o ninho na minha varanda.
Compreendo que por ser uma varanda que apanha muito sol e que está abrigada dos ventos seja um local de eleição para uma boa casa. Eu também adoro a varanda e era nela que me sentava a ler, digo sentava porque tive de tirar as cadeiras a partir do momento que a minha filha começou a explorar a casa, foi uma medida de segurança.

No primeiro ano fiz um ligeiro "braço de ferro" com a minha esposa para que o ninho fosse feito. Ela não queria mas eu achava que era bonito. Que parvo fui.
Nem eu imaginava a quantidade de merda de andorinha que tive de apanhar durante todo o tempo que os hóspedes tiveram na minha varanda.
Desde essa altura foi logo decidido que ninhos de andorinha nunca mais.

O problema é que elas voltam sempre. E sempre ao mesmo local.
E agora tenho de andar sempre em cima do acontecimento e ir tirando a terra que elas colocam na parede de casa, mais a terra que elas deixam cair para o chão.

Pensava (ingénuamente) que depois de não deixar construir uma vez elas aprendessem a lição e nunca mais quisessem fazer ninho na minha varanda. Mas não. Elas são teimosas, ou parvas, e voltam sempre. Mesmo depois de lhes estragar o trabalho de um dia, elas voltam a tentar.

Houve uma altura que pensei que elas iriam acabar por ficar sem casa e não iriam procriar, mas rápidamente deixei de ter pena delas quando me lembrei do trabalho que tive a limpar sistemáticamente a merda que elas iam deixando para trás.

Sou muito amigo da natureza, mas sou ainda mais meu amigo. Eu não vou ficar privado da minha varanda por causa delas .... aí isso é que não vou.

3 comentários:

Miguel disse...

Não pagam renda nem condominio ...!?
Despeja-os ...!

Um BOM FDS!
Um Abraço da M&M & Cª!

mfc disse...

Apetecia-me dizer que não concordo... mas se calhar até concordo!

Isabel Filipe disse...

ai Marco ...

que mauzinho ... coitadas das andorinhas ....

mas entendo-te perfeitamente ... e se me acontecesse o mesmo, certamente teria de fazer a mesma coisa ...

beijinhos