domingo, abril 26, 2009

FC Porto - Setúbal, 2-0

Não habito no Porto pelo que não era obrigado a saber que o autocarro passava no estádio do Dragão às 19h15.

Foi uma vitória dificil, tirada a ferros, não pelo pouco futebol que se jogou, mas porque é sempre dificil jogar e marcar a uma equipa que está apenas no jogo para defender, e que coloca os 11 jogadores atrás da linha da bola.
Nunca vou compreender os treinadores, que tentam sair de um jogo com um resultado favorável, e que para o atingir apenas jogam à defesa.

O FC Porto apresentou-se com a sua melhor equipa e desde cedo tentou marcar. Foram muitos os lances criados e ainda assim, não tantos como deviam. Durante toda a primeira parte o sentido do jogo era apenas um, o da baliza do Setúbal, mas todos os lances criados acabaram da mesma maneira, ou seja, sem sucesso.

Houve uma altura em que temi que o fantasma Taça de Portugal viesse ao de cima, pois a equipa começou a ficar mais macia, permitindo algum ascendente da equipa de Setúbal. Foi nesta altura que um jogador emprestado pelo FC Porto criou o único lance de perigo para Helton, obrigando este à defesa da noite. Só dava FC Porto, dum lado e de outro.

Na segunda parte o FC Porto voltou a carregar no acelerador e duas jogadas de perfeito entendimento entre os seus jogadores deram origem aos dois golos que carimbaram mais esta vitória.

Foi assim o andamento do marcador:
62' - Golo FC Porto
Fernando desmarca Farias que serve Lisandro. O argentino tira um defesa do caminho com uma bela finta e depois perante a saída do guarda-redes faz um golo de belo efeito.
68' - Golo FC Porto
Mariano aparece na direita a cruzar atrasado onde Lisandro remata cruzado para o fundo das redes.

O Vitória de Setúbal apresentou-se no Dragão com 5 centrais de raiz (??), nada mais nada menos do que metade da equipa. Depois de ter aparecido (sabe-se lá de onde) a meio da semana dinheiro para pagar parte dos ordenados, logo a seguir a ter perdido por 4 golos em casa frente ao Benfica, o Setúbal apresentou-se no Dragão para não perder pontos.
Como???? Para não perder pontos???? Mas o Setúbal não devia estar preocupado em tentar fazer pontos para sair da zona de despromoção? Há coisas que vão permanecer para sempre inexplicáveis.

Mais uma vez o FC Porto coloca a pressão nos seus adversários, obrigando-os a ganhar para se manterem na luta sabe-se lá do quê, porque na luta por este campeonato não deve ser.

Uma nota final para alertar a comunicação social de que não vale a pena andar a vender os nossos jogadores, nem a dar-lhes hipóteses de saída, pois eles sabem que quando tiverem de sair irão sair e nenhum deles fica deslunbrado com as noticias. Não é por aí que nos fazem cair. Mais, os nossos jogadores sabem que estão num grande clube, que luta na europa de igual para igual com as outras grandes equipas pelo que estar no FC Porto por si só já agradável.

Faltam 4 jogos para o fim do campeonato, e cada um deles vai ser mais dificil do que o outro. Para a semana devem ir jogar 6 centrais de raiz.

Força FC Porto.

"Não fiquei surpreendido com a exibição da primeira parte, embora esperasse mais. Mas o jogo tem 90 minutos, tivemos pela frente uma equipa com dois blocos defensivos muito fortes e que nos criou muitas dificuldades em conseguir jogar. Entrámos com largura, com dois laterais bem adiantados, mas as finalizações não eram fáceis. Ao intervalo conversámos sobre o facto do V. Setúbal estar a conseguir enervar-nos e sobre o que tínhamos de fazer para marcar. Quando o adversário deu mais espaço, nós marcámos dois golos. A partir do momento em que o V. Setúbal retirou dois avançados para colocar dois jogadores de contenção, ficámos com mais espaço para criar perigo porque deixámos de ter tanta preocupação nas marcações na defesa. Ganhámos o jogo com justiça. A equipa foi paciente e tenho de lhe dar os parabéns. Hoje terminámos um ciclo muito complicado com muitos jogos, entre Liga, Champions e Taça de Portugal. A partir de agora vamos ter mais tempo, nas quatro jornadas que faltam, e vamos poder trabalhar mais as novas componentes tácticas que foram visíveis hoje no campo. Faltam quatro jogos para sermos campeões." (Jesualdo Ferreira)

"Temos tido uma postura em que ao analisar as questões da arbitragem que acontecem o fazemos com grande correcção e a tentar ter uma opinião construtiva que sirva para o futuro. Mas tenho perfeita noção de que a pressão sobre a arbitragem vai continuar porque esse foi o registo de alguns desde há muitos meses neste campeonato." (Jesualdo Ferreira)

1 comentário:

dragao vila pouca disse...

Foi um jogo muito parecido com o de Coimbra: primeira-parte fraca e melhorias substanciais, na segunda, levam a vitória justa, com exibição pouco brilhante.
Mas, se nesta altura, sem dois dos jogadores mais influentes - Lucho e Hulk -, não é tempo para Ópera e sim tempo para ganhar, as exibições das primeiras-metades, não se podem repetir, sob pena de podermos sofrer dissabores, derivados de más entradas no jogo.

Lisandro na hora certa e no momento oportuno, assumiu-se e liderou a equipa para a vitória. São assim os grandes jogadores: aparecem nas alturas decisivas!

O jogo de Domingo, na Madeira, frente ao Marítimo, é a chave do título.

Um abraço