terça-feira, abril 07, 2009

Hoje há jogo ...

As horas que antecedem o inicio dos encontros da Liga dos Campeões são indiscutivelmente mais sofridas do que qualquer outro tipo de jogo do FC Porto.
Num dia de jogo da Liga Sagres, a ansiedade vai crescendo há medida que o jogo se aproxima, e só acalma quando me sento para ver o jogo.
Nos dias de jogos da Liga dos Campeões, para além da ansiedade normal, surgem outros sentimentos, que chegam até a colocar-me mal disposto, especialmente se os jogos são mais importantes, como por exemplo a segunda mão com o Atlético, ou este jogo com o Manchester.
Digo mais importantes quando estão mais coisas em disputa.

A chegada desta equipa aos quartos de final foi por si só um prémio, um prémio para a equipa e para o treinador, um prémio para a direcção e para os adeptos.
Mas não é por isso que acho que o trabalho está concluído, muito pelo contrário. Agora que estamos entre as 8 melhores da europa, a nossa responsabilidade é ainda maior.

Colocando em hipótese o pior cenário possível, ou seja, a derrota, e desde que não seja por números absurdos, o trabalho da equipa merece todos os aplausos que lhe pudermos dar. Afinal de contas tivemos a "sorte" de nos calhar no sorteio o campeão de Inglaterra, da europa e do mundo.

Mas, como pessoa ligada ao desporto, sempre me ensinaram que "o jogo só acaba quando o árbitro apita para o fim", o que significa que até acabar há "luta".

Sim, temos um orçamento inferior ao inglês. Sim, temos uma estrutura que não é igual à inglesa. Sim, os valores individuais dos ingleses são indiscutivelmente bons.

Mas também SIM, os nossos valores individuais são bons. SIM, a nossa estrutura é excelente. SIM, temos condições para discutir o jogo de igual para igual. SIM, temos condições para, no final da eliminatória, passar.

Desejo para o jogo uma vitória e caso isso não seja possível, um empate com golos. No fundo aquilo que todos os portistas desejam.

Quero uma arbitragem isenta, o que muitas vezes não acontece, mesmo nas competições europeias, onde os árbitros têm tendência para beneficiar aqueles clubes que para eles são maiores ou melhores. Basta apitar as faltas que são, não é preciso mais nada.

Desejo um elevado empenhamento de todos os jogadores, sem a tendência do beneficio individual em prol do colectivo, e com uma entre-ajuda a 200%. Tenho algum receio que o Hulk individualize demais os seus lances devido a tudo o que se tem falado dele, mas nesse campo acho que o trabalho do Jesualdo já foi feito.

Ontem Jesualdo dizia que vamos ter Portugal inteiro a torcer pelo FC Porto. Não sou tão optimista como Jesualdo, até porque sei que as vozes que nos querem ver vencer são tantas como as vozes que nos querem ver no chão. Basta para isso ver a tarja colocada no Domingo no estádio Afonso Henriques.

Tenho dito que tenho cada vez mais orgulho em ser portista e para mais logo não desejo mais do que uma equipa que continue a fazer-me um homem orgulhoso.

Força FC Porto. No estádio ou em outro qualquer lugar, estamos com vocês.

P.S. Li com algum agrado que, finalmente, a taça de campeão do ano passado vai ser entregue ao seu legítimo dono.
A cerimónia vai ter lugar antes do jogo do FC Porto contra o Estrela da Amadora.
Mais, não vai apenas ser entregue uma taça, vão ser entregues duas. A da época 2007-08 e a da época 2006-07, que afinal também ainda não tinha sido entregue.

3 comentários:

Anónimo disse...

É mesmo um grande orgulho ser portista. Lá fora e cá dentro.

dragao vila pouca disse...

Vamos a eles com respeito, mas sem medo. Com a alma, crença e espírito do Dragão. Eles são melhores e favoritos? Como não somos irresponsáveis, aceitamos, mas se há algum clube no futebol europeu, capaz de fazer grandes surpresas, esse clube é o F.C.Porto.

Força Porto e boa-sorte.

Um abraço

Meg disse...

Ainda me matam do coração!!!!