sexta-feira, abril 10, 2009

Fala Jesualdo ...

Jesualdo Ferreira fez hoje a antevisão ao jogo de amanhã com o Estrela da Amadora e falou do momento pelo qual passa o FC Porto, do adversário, da evolução dos jogadores, do árbitro e até da polémica taça de campeão, que vai amanhã ser entregue.

Sobre a equipa
"Estamos tranquilos, como sempre estivemos. Temos alguns jogadores lesionados, outros à procura do seu momento, outros em projecção, mas sabemos bem o que podem e, fundamentalmente, o que querem dar. Estamos perante dois quadros claros para este jogo de amanhã. Um, o Estrela tem feito bons jogos e está bem classificado, apesar dos problemas. Dois, o ambiente exterior está de acordo com as nossas ambições neste momento. Estamos em três frentes e queremos ajuda, queremos o apoio da família azul e branca, para as ultrapassar e conquistar"

"Estou seguro que os jogadores sabem a importância deste jogo, como de todos os jogos. Aqui ninguém faz um jogo a pensar no outro. Há um lastro de experiência que nos faz sentir que conseguimos dividir as coisas. A consciência e a responsabilidade interior estão presentes nos meus jogadores."

"O controlo emocional no futebol tem vários escalões e variantes e nós, profissionais, temos que saber lidar com isso. O nosso grau de responsabilidade é elevado, envolve algum risco, mas estamos seguros e sabemos que este é um jogo muito importante para o trajecto do Porto no campeonato. O caminho para o título faz-se jogo a jogo e esperamos aqui uma partida difícil contra o Estrela."

Sobre o momento de euforia dos adeptos do FC Porto
"Não diria que seja travar a euforia que existe. Sabemos que existe uma onda exterior positiva, mas também temos consciência de que os jogadores sabem os limites dessas situações e sabem agir com responsabilidade. Temos consciência do trabalho que realizámos até agora, o que foi feito e o que ainda falta fazer. Agora, exteriormente, é uma situação que não podemos controlar, não podemos travar isso."

Sobre a evolução dos jogadores
"Eu acho que um mister é obrigado a fazer crescer jogadores, tenham eles que idade tiverem. Ninguém entende o meu jogo se não souber fazer o que o jogo exige. E é obrigação do treinador ensinar o jogador. Quando um atleta falha um passe ou uma recepção, a culpa também é do treinador."

"O jogo é fundamentalmente táctico, algo que tem de pensar-se. Muitas vezes se despreza a capacidade táctica de uma equipa, vê-se a finta, o movimento de um jogador, mas não se olha para a estrutura e comportamento colectivo de uma equipa."

"Os jogadores só crescem se quiserem crescer, esforçando-se para isso. O nosso futebol actual tem setenta ou oitenta por cento de jogadores medianos e dez ou vinte por cento de génios. O meu conceito de trabalho é que um jogador de 34 ou 35 anos, seja ele o Figo, o Ibrahimovic ou o Messi, podem sempre aprender. Podem sempre crescer em qualquer coisa, em qualquer altura."

"O jogador novo tem sempre períodos de aprendizagem mais difíceis, porque sabe menos e tem que conseguir aguentar um determinado ritmo e exigência. O jogador maduro tem dificuldade em aprender porque tem que desmontar o que sabia, tem que mudar o chip e tem pouco tempo para o fazer. Quando um jogador chega tem que ser visto, analisado, sentido. Há que lhe procurar talentos e defeitos e trabalhá-lo. O mais interessante é o jogador ter algo dele, uma finta, um movimento o treinador deve pôr-lhe outros pressupostos, apresentar-lhe novas soluções para o seu jogo. Havendo disponibilidade, o jogador cresce."

Sobre o Estrela
"Estou muito contente por o Estrela ter treinado antes do F.C.Porto, um bocadinho triste por não o ter feito com o Benfica. Há que admitir que estejam mais cansados agora, porque fizeram um esforço maior durante a semana. Estou curioso por ver o que acontece amanhã."

Sobre a arbitragem
"Antes dos jogos as escolhas obedecem a critérios que não conheço. O árbitro vai ter uma tarefa fácil amanhã, desde que não a dificulte. Felizmente não temos o Fucile em risco de ver o quinto amarelo, por isso."

Sobre a taça, ou a ausência desta
"Ridículo. Ridículo. É a única coisa que posso dizer. Não se entende esta situação numa liga profissional, que tem equipas na Liga dos Campeões, que tem vencedores da Taça UEFA e campeões europeus."

1 comentário:

dragao vila pouca disse...

Um Jesualdo solto, confiante, sem os medos e os temores, que lhe tolhiam as ideias, aprendeu muito com a cultura de exigência que o Dragão cultiva.

Boa Páscoa