domingo, abril 12, 2009

FC Porto - Estrela Amadora, 3-0

Mais um dia, mais uma vitória. Mais uma vitória do colectivo, da equipa.
O mérito está em todos os jogadores que compõem o plantel do FC Porto e que semana após semana trabalham, bem, para levar a bom porto o barco que transporta os objectivos da equipa.

O FC Porto apresentou-se no Dragão com a equipa que, na opinião do Jesualdo, tinha melhores condições para vencer o jogo. Foram feitas algumas alterações, o que é de todo normal para uma equipa que ainda está em três frentes. O certo é que os jogadores que entraram em campo cumpriram a missão que lhes foi pedida, e de forma clara, ganharam mais um jogo.

É verdade que a entrada do FC Porto não foi a melhor, mas à medida que o jogo foi decorrendo, as coisas foram melhorando, até chegar quase à perfeição. A vitória não tem qualquer tipo de contestação.

Foi assim o andamento do marcador.
29' - Golo FC Porto
Bruno Alves na cobrança de um livre directo remata colocado, não dando qualquer hipótese de defesa a Nelsón.
58' - Golo FC Porto
Farias recebe passe de Hulk e perante a saída do guarda redes do Estrela remata para o fundo da baliza.
65' - Golo do FC Porto
Farias aparece sem marcação no centro da área e de cabeça dá o melhor destino à bola.

Muito gozo me deu ver o Bruno Alves a marcar novamente de livre, a ver se se calam alguns comentadores televisivos, daqueles programas semanais, que diziam que o golo frente ao Sporting tinha sido um engano. Engano é pensar isso mesmo, que as coisas que acontecem no FC Porto são fruto do acaso. Já deviam saber que no FC Porto trabalha-se. Sorte ... um campeão fabrica a sua sorte.

Parece que Lázaro Oliveira ficou incomodado com as declarações de Jesualdo sobre o facto do Estrela dicidir treinar antes do encontro frente ao FC Porto. As declarações do Jesualdo não são em nada difamatórias, antes pelo contrário, e só quem tem o "rabo de fora" é que pode ficar incomodado com elas.

Jesualdo Ferreira:
"Não entrámos bem, nos primeiros 20 minutos a equipa não encontrou ritmo, também devido a ter jogadores menos rodados e outros fatigados. O Estrela esteve muito bem, é uma equipa digna, e o que se passa com eles não lhes permite mais, se calhar. Mas a partir do 1-0, o jogo ficou mais aberto, permitiu ao F.C. Porto ter o controlo e jogar na transição rápida
Uma segunda parte boa, e com a nossa aceleração foi mais difícil para o Estrela. Os golos apareceram e depois deu para gerir"

"Ouvi o que o treinador do Estrela disse e vou repetir o que disse na conferência antes do jogo. Perguntaram-me: Como comenta o facto de o estrela não ter treinado antes do jogo com o Benfica e de o ter feito com o F.C. Porto? Eu respondi que ficava triste por não terem treinado antes do Benfica e contente por terem-no feito antes do F.C. Porto. Porque é muito triste, numa liga profissional, haver treinadores e jogadores na situação do Estrela. Teci-lhes elogios porque já provaram qualidade. Depois, ouvindo as próprias declarações do treinador do Estrela, era natural que aparecessem mais cansados contra nós, porque estiveram, na semana anterior, sem treinar. Não entendo bem as palavras do treinador do Estrela, nem que se veja nas minhas uma crítica"

"O golo do Bruno Alves foi muito festejado, até porque não é normal o que lhe aconteceu. Ele falha muito pouco. Faz poucas faltas, vê poucos cartões amarelos e, pela alta concentração, comete poucos erros. É forte no jogo ofensivo de cabeça e trabalhou muito para ser forte nos livres."

O benfica marcou passo, o que no fundo até é natural, se olharmos para o jogo pobre que a equipa anda a praticar, enquanto que o sporting voltou a ganhar mantendo a pressão sobre o FC Porto.

Segue-se agora na quarta-feira a segunda mão dos quartos de final da Liga dos Campeões, mas isso fica para outro post.

Força FC Porto.

1 comentário:

dragao vila pouca disse...

O Dragão, preguiçou, despertou e brilhou.


Resumidamente, foi isto que se passou a noite passada no Estádio do Dragão.

A preguiça durou cerca de 30 minutos e durante esse período, o F.C.Porto estava na Lua, parecia levitar, via o Estrela jogar e não reagia. Jesualdo, atento, colocou Hulk e Guarín a aquecer e a equipa sentiu o toque, desceu à Terra, despertou, arrepiou um pouquito e marcou, num excelente golo de B.Alves na marcação de um livre - bem mereceu o central portista, depois da azarada noite de terça-feira. Pouco mais há para dizer a não ser que o Estrela, que se bateu muito bem, talvez não merecesse ir para intervalo a perder.

Na segunda-parte já foi um Porto muito melhor: mais rápido, mais pressionante, mais poderoso e aí, o Estrela deixou de incomodar, os golos surgiram com naturalidade e o brilho da exibição portista, não sendo de outra Galáxia, foi muito razoável e dentro do que se exige a uma equipa com as responsabilidades da equipa do F.C.Porto. Para isso muito contribuiu, Hulk, que com as suas arrancadas, o seu entusiasmo pelo jogo e as suas diagonais, ajudou a deslocar e desmoronar, uma defesa, que até aí, tinha estado muito bem, principalmente, N.André Coelho, jogador emprestado pelo F.C.Porto, que fez uma exibição irreprensível, mostrando ao público portista, que está ali um senhor defesa-central, um central, na linha da magnífica escola de centrais do F.C.Porto - J.Costa, R.Carvalho, F.Couto, B.Alves, etc..

Missão cumprida, sem que ninguém ouse contestar o mérito da vitória do F.C.Porto, num jogo sem casos, mas com uma arbitragem fraquita.

Pode agora, o F.C.Porto, preparar com calma, com tranquilidade e com o sentimento do dever cumprido, a partida frente ao Manchester, da próxima quarta-feira. Estamos num ponto alto das nossas capacidades, físicas, técnicas e psicológicas. Sabendo que não vai ser fácil e que vamos ter de sofrer muito, acredito que todos juntos - equipa e público -, vamos conseguir. Nós merecemos!

Hermínio só teve o que merecia. Levou uma grande assobiadela e saiu - ou fugiu? - a correr.

Boa Páscoa