domingo, abril 05, 2009

Guimarães - FC Porto, 1-3

Está conseguida a vitória neste jogo, provavelmente o que se adivinhava mais dificil, se bem que neste momento todos são dificeis e importantes, nesta caminhada para o tetra.

A vitória foi conseguida com muito esforço, pode-se até dizer que foi uma vitória "tirada a ferros", mas são estas que sabem melhor.

O FC Porto até entrou bem no jogo, mas uma desatenção da defesa azul e branca, deu o primeiro golo do jogo ao Vitória. Digo desatenção porque acho que o Rolando e o Bruno Alves podiam ter feito melhor, se bem que o cruzamento bateu no Sapunaru e levou uma tranjectória diferente. Não podemos cometer estes erros na terça-feira, nem estes nem outros.

Depois de estar em desvantagem o FC Porto encostou o Guimarães "às cordas" e até a volta ao marcador estar dada o sentido do jogo foi só um, o FC Porto a atacar.
Após a reviravolta, o FC Porto fez o controlo normal do resultado e o Guimarães "cresceu" um pouco, mas foi novamente o FC Porto a marcar e a "matar" o jogo.

Foi assim o andamento do marcador:
19' - Golo do V. Guimarães
Roberto aproveita o cruzamento e remata para o poste mais distante da baliza de Helton.
52' - Golo do FC Porto
Farias de cabeça dá o melhor fim a um excelente cruzamento de Raúl Meireles.
58' - Golo do FC Porto
Mariano aproveita um remate enrolado de Tomás Costa e desvia a bola para o fundo da baliza.
88' - Golo do FC Porto
Rolando de cabeça, na sequência de um pontapé de canto, fecha as contas.

Algumas notas que merecem algum destaque.

A primeira para o facto de ver este FC Porto cheio de garra e de vontade, a passar as contrariadades que lhe vão aparecendo pela frente, sejam elas directamente ligadas ao jogo ou não.
Os jogadores escalados para este encontro pelo Jesualdo deram mostras de que se pode, mais uma vez, contar com eles (Mariano e Farias), o que deixe boas prespectivas para os encontros que se seguem.

A segunda para a triste prestação dos adeptos do Guimarães.
O Guimarães associou-se ao benfica para tentar, na secretaria, conquistar algo que não lhes pertencia. O FC Porto não podia deixar passar esse facto em claro e fez o que lhe competia, ou seja, retirou ao Guimarãres os jogadores emprestados (não se concedem favores a quem nos quer apunhalar pelas costas).
Os adeptos hoje mostraram que o associativismo com o clube de Lisboa está mais enraizado do que se pensava. Antes do encontro começar, apedrejaram o autocarro que transportava a comitiva do FC Porto, felizmente sem danos de maior a registar, apenas uns vidros estilhaçados.
Durante o encontro mostraram uma tarja onde se podia ler "Sir Ferguson smash the blues".
É lamentável este comportamento, e só ficava bem a direcção do Guimarães vir publicamente mostrar o seu desagrado pelos acontecimentos e pedir desculpa ao FC Porto.

Voltando ao que interessa, e aos feitos deste extraordinário clube, tal como iniciei o post, com esta vitória estamos mais perto do tetra. Está na hora de virar as baterias para outra competição e de começar a pensar no Manchester United.
O jogo é na terça-feira, às 19h45.

Força FC Porto.

2 comentários:

Luis Salema disse...

Não sei se o Porto vai ser campeão(penso que sim),mas é,de longe,a melhor equipa portuguesa.
Dá gosto ver o Hulk jogar.Só é pena que tenham usado todos os meios para não o deixarem jogar,com a complacência do árbitro,que no resto até esteve bem.
Desejo sorte ao meu Porto para o resto do campeonato e tambem para Manchester.

dragao vila pouca disse...

Os Conquistadores somos nós!

A primeira-parte e de forma resumida, pode ser explicada da seguinte forma: entrada forte do F.C.Porto, domínio absoluto, oportunidades flagrantes perdidas, Nilson a brilhar a grande altura e um golo sofrido, claramente contra a corrente do jogo, num desvio de Sapunaru, que enganou Rolando e desconcentrou B.Alves, mal batido pela antecipação de Roberto. Ah, e as sucessivas faltas sobre Hulk, que cada vez que passava os adversários, era derrubado às margens da lei. Portanto: resultado injusto para o F.C.Porto que foi superior e nem sequer merecia chegar ao intervalo empatado, quanto mais a perder.

A segunda-parte, foi parecida com a primeira - um pouquito mais forte e mais consistente -, com a grande diferença, a estar nos golos marcados....e Hulk, continuou a levar pancada! Calma Givanildo, que nós vamos iniciar a campanha: deixem jogar o Hulk!

Numa exibição muito boa, tirando o já falado lance do golo da equipa vitoriana e a esforçada, mas fraca, exibição de T.Costa, todos os outros merecem nota alta. No entanto, os mais para mim foram quatro: Hulk, Cissokho, Raúl Meireles e o mal-amado, Mariano.

Um abraço