segunda-feira, abril 20, 2009

Contra o racismo.

A situação que se segue aconteceu num vôo da British Airways, entre Joanesburgo (África do Sul) e Londres.

Uma mulher (branca), de aproximadamente 50 anos, chegou ao seu lugar em classe económica e viu que estava ao lado de um passageiro negro.
Visivelmente perturbada, chamou a hospedeira de bordo.

- Algum problema, minha senhora? - perguntou a hospedeira.

- Não vê? - respondeu a senhora - Colocaram-me ao lado de um negro. Não posso ficar aqui. Tem de me arranjar outro lugar.

- Por favor, acalme-se! - disse a hospedeira - Infelizmente, acho que todos os lugares estão ocupados. Porém, vou ver se ainda temos algum disponível.

A hospedeira afasta-se e volta alguns minutos depois.

- Senhora, como eu disse, não há nenhum outro lugar livre em classe económica. Falei com o comandante e ele confirmou que não temos mais nenhum lugar em classe económica. Temos apenas um lugar em primeira classe.

E antes que a mulher fizesse algum comentário, a hospedeira continua:
- Veja, não é comum que a nossa companhia permita que um passageiro da classe económica se sente na primeira classe. Porém, tendo em vista as circunstâncias, o comandante pensa que seria escandaloso obrigar um passageiro a viajar ao lado de uma pessoa desagradável.

E, dirigindo-se ao senhor negro, a hospedeira prosseguiu:
- Portanto, senhor, caso queira, por favor pegue na sua bagagem de mão, pois reservamos para si um lugar em primeira classe...

Todos os passageiros que, estupefactos assistiam à cena, começaram a aplaudir, alguns de pé.

(recebido via e-mail)

P.S. Não tendo a certeza se realmente o caso é veridico ou não, mas a colocação deste texto aqui, neste dia, vem na sequência do triste caso que aconteceu este fim de semana no jogo Juventus-Inter, e que tantas vezes tem acontecido em todo o mundo, seja num jogo de futebol ou numa outra qualquer situação da vida.

Este blog e o seu autor são contra qualquer tipo de manifestação rácista.

Sem comentários: