quarta-feira, abril 01, 2009

Lisandro castigado por simulação?????

Só pode ser brincadeira de 1 de Abril.

"Lisandro Lopez foi suspenso pela Comissão Disciplinar da Liga com um jogo de castigo, por simulação no lance do penalty de que resultou o golo do F.C. Porto no clássico frente ao Benfica de 8 de Fevereiro passado." (in MaisFutebol)

"No comunicado, a CD refere um processo «instaurado oficiosamente dois dias depois» do clássico e explica que o jogador foi sancionado devido a um «comportamento grave», no caso «simulação evidente de grande penalidade que provoca decisão errada da equipa de arbitragem»." (in MaisFutebol)

Será que é impressão minha ou isto é uma situação que nunca tinha acontecido no futebol português. Não me lembro de ter ouvido falar de nenhum jogador que tenha sido castiga por simulação.

Mas o Lisandro não vai cumprir castigo, pois não? Vai? Então e o lançe do jogo com a Naval, em que o jogador sofre falta, nitida nas imagens, e que o árbitro para além de não marcar a falta ainda castiga o jogador com o cartão amarelo, o quinto, que o coloca de fora no jogo com o Guimarães. Neste caso tem de se retirar o cartão amarelo ao jogador e retirar também o jogo de castigo? Não? Então e a verdade desportiva, onde anda?

"o árbitro Pedro Proença justificou no relatório do jogo a marcação do penálti por ter havido "rasteira sobre adversário" e que a decisão acabou por beneficiar a turma portista "na atribuição final dos pontos em disputa no jogo". " (in Record)

Não sei porquê mas parece-me que este relatório foi escrito depois do árbitro ver as imagens na televisão. Será que foi impressão minha ou o outro quando escreveu o relatório do jogo da taça da cerveja disse que não podia fazê-lo com base nas imagens porque não era isso que tinha visto em campo, e dessa forma não estava a ser correcto. Mais uma vez aqui vem ao de cima as coisas feitas "pelo outro lado".

Mas este não é o árbitro, que depois do jogo ainda foi pedir desculpa ao benfica pela marcação da grande penalidade? Há então está tudo explicado.

Já sabia que as coisas iam ficar mais complicadas nestas 8 jornadas que faltam disputar, mas não tinha ideia de que ia ser assim.
Vamos ver no futuro, quantos mais castigos é que vão ser aplicados por simulação.

Contra tudo e contra todos, vamos ser campeões.

Tenho cada vez mais orgulho em ser Portista.

editado à posteriori (21:50)

No comunicado pode-se ler ainda :
"uma simulação evidente" de Lisandro López na medida em que "o único contacto físico entre os dois jogadores verificou-se ao nível da mão esquerda do jogador adversário na região abdominal do jogador arguido, sendo manifestamente insuficiente para justificar 'a falta reflectida na intervenção técnica e disciplinar do árbitro'". (in Jornal Noticias)

Espera ... há contacto? Então se há contacto é grande penalidade? Estou a ver, já adquiriram o instrumento chamado intensimómetro.

2 comentários:

Meg disse...

Também eu... e não é mentira de Abril!!!

Um abraço

dragao vila pouca disse...

Uma vergonha completa.
Eu já fui ao blog do Hermínio mandar a boca. Vamos a ver se ele publica.
Vai ser preciso lutar contra tudo e contra todos.

Um abraço