domingo, abril 19, 2009

Académica - F.C. Porto, 0-3

Quem pensava que o FC Porto se ia resentir da eliminação da Liga dos Campeões não conhece esta equipa.
Quem pensava que o FC Porto se ia resentir da ausência do Lucho não conhece estes jogadores.

Foi com mais uma vitória sem sofrer contestação que o FC Porto venceu a Académica, mantendo a diferença pontual para o segundo classificado e retirando um jogo às contas. São na mesma 4 pontos de vantagem e agora só faltam disputar 5 jogos. O tetra está cada vez mais perto.

O jogo teve apenas um sentido, ou melhor dois, porque ao intervalo as equipas mudaram de campo.

A história do jogo resume-se ao FC Porto a atacar e a Académica a defender como podia. Na altura em que o FC Porto marcou a Académica soltou-se, tentou atacar e logo na primeira recuperação de bola o FC Porto atacou rápido e criou o lançe que dá origem à grande penalidade feita sobre o Lisandro.

Depois foi uma gestão de bola muito bem feita, sempre com posse de bola e sempre com sentido da baliza, e as oportunidades que foram aparecendo foram maioritariamente para a equipa azul e branca.

Foi assim o andamento do marcador:
57' - Golo do FC Porto
Livre marcado por Raúl Meireles e Rolando aparece sem marcação a rematar de cabeça.
60'- Golo FC Porto
Lisandro Lopez na conversação de uma grande penalidade.
90+33' - Golo FC Porto
Mariano faz o mais fácil depois de uma excelente jogada de entendimento entre Farias e Hulk.

Duas notas finais.

A primeira para dizer que sim. É grande penalidade para a Académica. O árbitro não marcou e por isso nem vale a pena falar mais sobre o lançe. Também já muitas vezes aconteceram grandes penalidades que não foram marcados a favor do FC Porto. Deixo para "os outros" as lamurias e as vitórias morais.

A segunda para as claques. E digo "as" porque ouvi as duas claques a puxarem pelas equipas. A certa altura foi audível as claques a entoram os nomes da suas equipas numa cadência que até deu gosto. É assim que devia ser sempre nos jogos de futebol.

"Foi acima de tudo um jogo muito importante para nós, terminada a Champions. Foi uma prova de força do F.C. Porto, com quatro mil adeptos aqui, depois de termos sido eliminados. A equipa reagiu bem, com uma primeira parte muito difícil, com a Académica a cortar espaços. Na segunda, a equipa percebeu a importância que havia em jogar mais junta e mais aberta. Isso aconteceu, fizemos um golo. Depois do penalty, fizemos a gestão normal. O F.C. Porto fez um grande jogo e queria dar os parabéns aos jogadores que souberam ultrapassar o desânimo. Faltam cinco jogos e vamos fazer tudo para alcançar o objectivo. A luta pelo título vai ser assim até final, porque o Sporting está forte e confiante, o Benfica está mais atrasado, mas ainda procura a Liga dos Campeões." (Jesualdo Ferreira)

"Como toda a gente viu, resolvemos o problema Lucho Gonzalez. Aliás, queria dedicar-lhe esta vitória, assim como os colegas vão querer fazê-lo. Ele é um jogador que, em quatro anos no Porto, falhou muito poucos jogos por lesão. Este era um tema do qual se iria falar e, antes que se começasse a especular, era importante encerrá-lo. Penso que o conseguimos fazer." (Jesualdo Ferreira)

E com mais este jogo terminado está na hora de virar as baterias para o próximo encontro que será na quarta-feira frente ao Estrela da Amadora, no jogo da segunda mão da Taça de Portugal.

Força FC Porto

3 comentários:

dragao vila pouca disse...

Coimbra tem mais encanto, vestida de azul e branco.

Foi uma jornada maravilhosa, a recordar os velhos tempos, dos jogos à tarde, com os adeptos portistas a tomarem conta da auto-estrada...4000, disse Jesualdo?! Mais do dobro, seguramente, Sr. Professor, que deram muito colinho à equipa, mesmo na fase em que ela não esteve muito bem.
Ai esta paixão, que nos consome, mas que também nos dá tantas alegrias e tantas recompensas...
Na primeira-parte, o F.C.Porto foi lento, previsível, mexeu-se pouco e mesmo tendo o domínio do jogo, foi muita parra e pouca uva. Na segunda-parte, tudo foi diferente: entrando forte, com dois jogadores sempre bem colados às linhas - Mariano na direita e Hulk ou Rodríguez, na esquerda -, que serviam Lisandro no meio e beneficiando da melhoria notória de Fernando e Meireles, o FC.Porto partiu para uma exibição consistente, segura, de qualidae superior, em que dominou, marcou e controlou, nunca deixando a Académica por o pé em ramo verde, com excepção de um lance, em que Helton fez uma extraordinária defesa.

Era, por todas as razões, ditas e reditas - eliminação da C.League e lesão de Lucho -, a que se juntou a pressão suplementar da vitória do Sporting, no dia anterior, um jogo crucial para o Campeão. E o Campeão respondeu com classe, mostrou que sabe conviver com a pressão, que tem estôfo, venceu, convenceu e deu um passo de gigante, rumo ao grande objectivo da época, que é a conquista do Tetracampeonato.

É muito difícil parar esta comunhão, dirigentes, equipa, adeptos, que juntos, resistem a tudo e a todas as campanhas, sejam elas vindas de alguns porquitos da bola, sejam elas vindas dos chorões do costume. Ser do F.C.Porto é um estado de alma que não se explica. Só quem é do F.C.Porto é capaz de sentir o que é ser Dragão.

Fazer extrapolações, que se o árbitro marcasse penalti e ele fosse concretizado, o Porto, perdia, é um exercício próprio dos perdedores. Não estavamos nós a perder ao intervalo, em Guimarães e não demos a volta?


Um abraço

Anónimo disse...

coimbra tem mais encanto quando eliminar os que apoiam o clube azul e branco (fc porto)!!
a claque e o clube sao uma vergonha, apenas servem para ofender as claques e portugal!! viva a ACADÉMICA!! somos superiores a voces!!

Meg disse...

Marco

Adoro estas opiniões anónimas, por serem anónimas... revelam um não sei quê de cobardia.

Desculpa, não resisti... e viva o FC DO PORTO!

Um abraço azul e branco