segunda-feira, novembro 30, 2009

Falcao: o ciclo vicioso da ansiedade

«Há dois meses, Falcao tinha acabado de decidir um clássico (com o Sporting) e de garantir a vitória sobre o At. Madrid, que embalava o F.C. Porto para uma boa campanha na Liga dos Campeões. A sua eficácia era, nessa altura, o melhor calmante para uma equipa que se debatia com as incertezas da difícil sucessão de Lisandro e Lucho.

Agora, o cenário inverte-se: o F.C. Porto dá sinais de sair da fossa, Jesualdo começa a estabilizar a fórmula - parece uma evidência que o futuro passa por Belluschi e a recuperação de Varela traz novas soluções ofensivas. Mas mesmo quando joga melhor esbarra na intranquilidade do seu ponta-de-lança, que há quatro jornadas não marca para a Liga desde.

Falcao não perdeu qualidades, nem desaprendeu de jogar em dois meses. Simplesmente saiu do estado de graça inicial e entrou num daqueles ciclos que todos os avançados receiam: a ansiedade faz aparecer os erros e estes fazem aumentar a ansiedade, acentuando o divórcio com a bola e a baliza.»

(Nuno Madureira in MaisFutebol)

É um assunto algo melindroso e muitos de nós, portistas, podem não concordar integralmente com aquilo que o jornalista escreve nesta crónica de opinião, que tem o nome de Sobe e Desce, e que atribuíu um Desce ao jogador do FC Porto.

O que é certo é que o avançado mostra mesmo ansiedade, não conseguindo resolver jogadas que parecem, à primeira vista, fáceis. Um belo exemplo é a cabeçada para trás (????) no jogo com o Rio Ave, numa altura em que estava já sozinho e em posição de fazer golo. Existem outras em que o seu desempenho é bom e o guarda-redes faz excelentes defesas e isso só serve para aumentar ainda mais a sua ansiedade.

Todos os jogadores passam por momentos destes e quanto mais se pensar nisso pior é.

Vou, daqui deste cantinho, lançar um apelo ao Falcao.

Falcao, tira esse penso que continuas a usar no sobrolho. Tenho quase a certeza, pelo tempo que já passou, que o corte já está sarado e por esse motivo o penso não faz aí falta nenhuma. Tira o penso e mete na cabeça que agora que estás sem ele vais jogar muito melhor e fazer muitos golos. Se pensares com muita força vais ver que consegues. Quando conseguires envia a tua camisola aqui para este cantinho. Abraço e boa sorte.