sábado, novembro 28, 2009

Fala Jesualdo ...

Jesualdo Ferreira fez a habitual conferência de imprensa antes do jogo de domingo para a Liga Sagres frente ao Rio Ave. Em jornada de derby lisboeta foi inevitável a pergunta sobre o assunto mas como habitualmente Jesualdo preferiu falar dos assuntos internos.

A equipa mostrou no último jogo que está a subir de forma e isso foi referido pelo treinador portista, a equipa já sem muitas das lesões que nos últimos tempos vinha a assolar o plantel mostra-se melhor.

O momento da equipa
«O F.C. Porto tem um processo, uma dinâmica que não é bem a que pretendemos, mas é a que temos neste momento. O F.C. Porto vai fazer um bom jogo, vai passar a mensagem de crescimento para os seus adeptos»
«Quero ver um F.C. Porto bom, melhor que nos bons momentos frente ao Chelsea. Estão recordados que disse que o F.C. Porto apareceria melhor após a paragem. Este é o jogo do momento, o jogo que nos interessa, por isso é o mais importante. O Chelsea e o Barcelona são as melhores equipas na Europa neste momento. Fizemos dois jogos contra o Chelsea, jogámos bem quer em Inglaterra quer aqui»

O adversário
«O Rio Ave tem grande qualidade, só perdeu um jogo. Nota-se perfeitamente o trabalho do seu treinador, o Carlos Brito apresenta sempre boas equipas. Isso anuncia o que serão as nossas dificuldades. Acho que o Rio Ave vem ao Dragão fazer um jogo positivo. Seria uma grande desilusão para nós se isso não acontecesse.»

Diferenças para outras época
«No ano passado, nesta altura, também não estávamos em primeiro. Não nos dá alento nenhum ter os mesmos pontos do ano passado. Queremos ganhar jogos e estabilidade. Temos um objectivo claro: sermos campeões. Temos menos golos sofridos e mais marcados, mas isso também não nos dá especial satisfação»

O que fazer para melhorar o jogo
«Precisámos de um pouco mais de jeito no último toque. Traduz-se tudo num conjunto de momentos no futebol. Todas as equipas têm um momento de lesões, outro de uma série de jogos menos bons. Outros dias virão. As bolas que batem na trave vão entrar, as bolas de recarga virão um metro mais para a frente e permitirão o golo. Não estão a surgir os golos que poderiam disfarçar o momento menos bom que estamos a atravessar»

Ter todas as opções disponíveis
«Trabalhámos sempre com juniores, algo que é importante. Não treinaram connosco só porque faltaram os outros. Faz parte da estratégia do F.C. Porto. Agora as escolhas são mais difíceis, temos mais soluções, temos de pensar mais. Mudou um pouco um quadro, torna-se mais motivante»

O derby
«Em relação ao clássico, como não podem perder os dois, vou apenas ver o jogo com interesse. Quando defrontarmos o Rio Ave, já aconteceu o clássico. O que nos interessa é os três pontos frente ao Rio Ave»
«O jogo de logo vai ajudar-nos a passar o estágio, ao menos isso, porque espero um bom jogo, interessante.»

(declarações de Jesualdo in MaisFutebol)

É minha convicção que o FC Porto vai começar agora a apresentar o crescimento que durante tanto tempo se tinha vindo a falar e com isso os resultado só podem vir a melhorar. Mais do que os resultados é a qualidade do futebol apresentado pela equipa e essa qualidade vai aumentar quando a confiança começar, também ela, a aumentar.

O jogo com o Rio Ave pode marcar, espero, a reviravolta na qualidade do futebol.

O jogo é amanhã, no estádio do Dragão, e terá transmissão na RTP1, às 20h15.