sexta-feira, novembro 06, 2009

Fala Jesualdo ...

Jesualdo Ferreira fez hoje a habitual antevisão do encontro de domingo frente ao Maritimo.

O adversário
«Vai ser muito complicado, são sempre difíceis os jogos na Madeira, neste caso com o Marítimo. Registo um Marítimo bom nos últimos três jogos. Empatou em Alvalade, é uma equipa revitalizada e com o F.C. Porto será ainda mais agressiva. A seguir a um jogo difícil, outro. O jogo com o Marítimo é um jogo importante face ao posicionamento no calendário. Isso faz com que o jogo seja mais estimulante. Como já disse, quanto maiores forem as responsabilidades e os desafios, melhor a resposta. O F.C. Porto vai ter de se empenhar a fundo para vencer este jogo»

O momento do FC Porto
«A onda está a crescer. Lá vem a conversa de jogar bem ou jogar mal. Analisem os resultados do Porto, desde que começámos as provas oficiais. Já vencemos a Supertaça e garantimos a passagem à próxima fase da Champions. O F.C. Porto teve três resultados maus, mas tem ganho uma percentagem grande de vitórias. A equipa vai necessariamente crescer, à medida que os seus jogadores forem crescendo. Isso leva o seu tempo, vamos seguir esse processo passo a passo»
«Um jornal desportivo trazia ontem um gráfico comparando com o ano passado. A diferença é grande, mas temos as nossas metas e vamos trabalhar da mesma forma. Ninguém consegue evoluir sem avaliar, sem trabalhar muito. Se acharem que há alguma coisa mágica para fazer, dêem um toque para este lado»


O sistema táctica da equipa
«A nossa forma de trabalhar para por criar um modelo, que não é só um sistema táctico. Dentro dessa matriz, dos jogadores que temos, podemos evoluir para outros temas. Fala-se muito do 4x4x2, 4x3x3, 4x2x3x1. Isso é apenas um ponto de partida para a dinâmica que uma equipa pode apresentar. Um sistema não ganha um jogo»
«Há jogadores nucleares para as transições. Por isto e aquilo, não chegaram ao mesmo tempo, não estão nas mesmas condições. As coisas não estão como nós queremos nas decisões que estamos a tomar»


O apuramento na champions
«Um dos objectivos do F.C. Porto é chegar aos oitavos-de-final da Champions. Conseguir isso pela quarta vez consecutiva, para mim, é um orgulho muito grande. Para o clube e para os jogadores é muito importante. Basta vermos as pautas da Champions para percebermos o que se passa, por vezes»
«É um orgulho para mim, como disse, mas para o F.C. Porto não é mais do que fez nos últimos anos. Conseguir duas vezes o primeiro lugar no grupo, ainda por cima, parece normal. Mau era se não tivéssemos conseguido, não é?»


A demisão de Paulo Bento
«Todos sabem que tenho muito carinho pessoal e respeito profissional por Paulo Bento. Fez um trabalho fantástico no Sporting»
«Se abdicou, é porque chegou ao seu limite. É uma pessoa com muito carácter. Se foi por decisão dele, respeito. Desejo-lhe as maiores felicidades, está ainda no início da sua carreira.»


(in MaisFutebol)

O FC Porto joga, tal como já disse, no domingo, na Madeira, às 18h e o jogo tem transmissão na SportTv.