quarta-feira, novembro 04, 2009

Com milhões à vista ...

Garantido que está o primeiro objectivo da época - chegar aos oitavos de final da maior prova de clubes do mundo - é altura de verificar o que esse objectivo garante para o clube.

Sem falar no aumento dos valores dos jogadores, aumento que apenas pode ser quantificado na altura das vendas, vamos concentrar-nos apenas nos milhões que entram nos cofres.

Até ao dia de hoje o FC Porto já conseguiu arrecadar 12,5 milhões de euros em prémios. Foram os 3,8 milhões pela presença na fase de grupos, os 3,3 milhões pelos seis jogos efectuados independentemente dos resultados, os 2,4 milhões pelas 3 vitórias (800 mil por vitória e 400 mil por empate) e agora os 3 milhões pela passagem aos oitavos de final, tudo isto quando ainda faltam disputar mais dois jogos nesta fase de grupos.

A juntar a este bol0 há ainda o "market pool", valor a ser atribuído aos clubes no final da competição que diz respeito ao mercado televisivo. A equipa do FC Porto, porque é a única a marcar presença na edição deste ano da competição, pode lucrar qualquer coisa como 5,4 milhões de euros (valor estimado e avançado pela Lusa).

Neste momento o FC Porto está em condições de tornar esta época como a mais lucrativa, estando já em segundo atrás da época de 2003-04.

Face a tudo isto não compreendo como ainda haja quem diga que "não se precisa da Liga dos Campeões" LOL