segunda-feira, outubro 12, 2009

Onde está a calculadora?

Depois de termos feito o mais dificil, ou melhor depois da Dinamarca nos ter feito o mais dificil, ficámos na linha da frente para o acesso ao Mundial de África do Sul. Resta a vitória na quarta-feira frente a Malta, vitória que não se afigura nada dificil. Malta é uma equipa fraca, que ainda não marcou qualquer golo fora de casa.

Com este cenário foram muitos os que largaram a calculadora e festejaram a presença da selecção portuguesa no Mundial 2010. Mas atenção, ainda falta o play-off e com ele veio a necessidade de voltar a retirar da gaveta a calculadora e de fazer contas.

Neste momento Portugal está fora do grupo dos cabeça de série e essa ausência torna as contas mais complicadas.
Serão oito equipas que irão disputar as últimas quatro vagas no Mundial. Pelas regras da Fifa as quatro primeiras da classificação serão os cabeça de série.

França e Russia já têm lugar garantido nos play-off e, devido à sua classificação no ranking da Fifa, serão cabeças de série.
Gregos e Suíços lutam pelo primeiro lugar do grupo e neste caso qualquer que seja o segundo classificado ambos estão à frente de Portugal e por isso serão sempre cabeças de série.
Resta a Portugal a disputa do quarto lugar. E esta disputa será com a Ucrânia e Croácia. Se a Ucrânia for segunda no grupo Portugal será cabeça de série, caso seja a Croácia a segunda classificada no grupo Portugal será relegado para o grupo dos "não cabeça de série".

Caso Portugal seja cabeça de série poderá defrontar equipas como a Bósnia, República da Irlanda (estas já com lugar garantido no play-off), Eslovénia, Eslováquia, República Chega ou Ucrânia.

Como se pode verificar voltamos a estar de calculadora na mão esperando evitar as equipas que supostamente serão mais dificeis de defrontar.