sexta-feira, outubro 16, 2009

Fala Jesualdo ...

Jesualdo Ferreira fez a habitual antevisão ao jogo que se vai disputar amanhã, no estádio do Dragão, a contar para a terceira eliminatória da Taça de Portugal.

O adversário é o Sertanense, um habitual confronto dos últimos anos, sendo que a diferença deste ano é o facto do jogo ser, como já tinha dito, no estádio do Dragão.

Como já fiz referência num post anterior o estádio deverá estar cheio. Por esse motivo, e também porque a Taça de Portugal é um dos objectivos da equipa, o jogo só pode ter um desfecho, ou seja, a vitória.

Como é normal, e tem acontecido sempre, a equipa terá algumas novidades, não porque o adversário é teoricamente mais fraco, mas porque a gestão do plantel e a rotatividade assim o exigem.

O jogo e o adversário
«Teremos as dificuldades normais de uma prova a eliminar, com as características da Taça de Portugal. Exige empenho de todos e, nessa perspectiva, o jogo acarreta dificuldades, se não estivermos ao nível que o compromisso exige. Voltamos a defrontar o Sertanense mas, desta vez, é no Dragão. Pelas características que o jogo tem, e porque sentimos que o estádio estará cheio, é um regresso à festa da Taça. Isso obriga-nos a ser sérios e responsáveis»

A equipa escolhida para o encontro
«Há dois factores decisivos para a forma como encaramos o jogo. Temos de ter em conta os compromissos das selecções nacionais e os compromissos do F.C. Porto no futuro. Há jogadores muito fatigados aqui, outros ainda nem chegaram. Se fosse outro jogo, seria igualmente um contexto diferente, mas igualmente com alterações. Há jogadores que vão chegar apenas ao final do dia, há avaliações médicas por fazer.»
«Vou convocar sete ou oito jogadores que, há dias, jogaram contra o Vitória de Guimarães na Liga Intercalar. Isso faz sentido no nosso projecto, para fazer crédito do nosso trabalho. Se vai jogar algum de início? Sim, estou a pensar nisso»

A aposta na formação
«Nos últimos três anos, progressivamente, houve jogadores que foram integrados na equipa principal. Existe, neste momento, uma linha contínua de funcionamento. Cada treinador têm competências para dirigir o trabalho no seu escalão, mas eu tenho conhecimento de todo o futebol do clube. Isso explica a vinda, com mais regularidade, de jogadores dos sub-18 e sub-19 ao plantel principal, bem como o facto de termos um plantel mais curto esta época.
Deixem-me lembrar-vos que o F.C. Porto foi o primeiro clube a forçar a criação da Liga Intercalar. Depois, terminar com as equipas B, foi um erro de trajecto. Portugal é um país sem capacidades financeiras, mas com condições boas para ter um bom futebol. Acho que o F.C. Porto tem, neste momento, as condições criadas para conquistar no futuro tudo o que está a investir agora. Isso tem riscos, naturalmente, e amanhã o risco vai ser para nós»

O caso Rodriguez
«Só há uma verdade. O Cristian Rodriguez tem estado lesionado. Uma semana antes, fez uma lesão do ligamento lateral interno que o impediu de jogar com At. Madrid e Olhanense. Das avaliações que foram feitas, o departamento médico do F.C. Porto entrou em contacto com o departamento médico do Uruguai»
«A nossa relação com os responsáveis do Uruguai é boa. Dentro desse entendimento, com contactos diários, percebeu-se que o Rodriguez não tinha condições para alinhar no primeiro jogo. Entendemos todos que, não jogando o primeiro jogo, fazia todo o sentido recuperar aqui, colocando a hipótese de, recuperando, seguir para a selecção do Uruguai, ficando à consideração deles a utilização do jogador. A partir do momento em que ele chegou ao Uruguai, ficou à responsabilidade deles.»

«As declarações, só as posso encarar com um mal-entendido. Eu quero muito que os meus jogadores estejam no Campeonato do Mundo. Foi sempre esse o nosso espírito em relação às selecções nacionais: impedir um jogador de ir à selecção é algo muito grave»
«Eu falei com o Cristian. O que vos tenho a dizer é que não há duas verdades. Nós estamos tranquilos. Não há qualquer possibilidade de castigo. Na vida, temos de ser profissionais e honestos. O F.C. Porto foi até ao momento em que ele partiu. Ele voltou e voltou bem. Jogou 20 minutos, não comprometeu nem deu sinais de incapacidade.»

(in MaisFutebol)

Importante nesta conferência de imprensa é o facto de se ter desvalorizado as declarações que vieram a público do Rodriguez. Não faz sentido andar na praça pública a lavar roupa suja. O FC Porto sempre tem primado pelo gestão interna que faz dos seus assuntos e este é e será mais um desses assuntos. Se será ou não castigado sobre aquilo que disse será sempre uma coisa que apenas ao grupo diz respeito. Aplauso para esta protecção ao jogador. Aumentar o assunto só iria complicar as coisas.

Estes são os jogadores convocados para o encontro de amanhã:
Guarda-redes: Nuno e Beto;
Defesas: Aex, Bosingwa, Adboulaye, David, Nuno André Coelho e Maicon;
Médios: Sério Oliveira, Dias, Valeri, Fernando, Prediger e Mariano;
Avançados: Claro, Yero, Hulk, Farías e Rodriguez.