domingo, outubro 25, 2009

FC Porto - Académica, 3-2

Aquele que seria, supostamente, o jogo mais fácil do momento, porque se ia disputar frente à equipa que ocupa a última posição da classificação, foi um dos mais complicados que a equipa teve até ao momento em casa.

A Académica ainda não tinha ganho este ano, e continua a não fazê-lo, mas apresentou-se no Dragão com a lição bem estudada. André Vilas Boas, um conhecedor da casa, e que apenas orienta a Académica há uma semana, soube colocar as pedras de uma forma tão consistente que o FC Porto, durante largos periodos, não conseguiu jogar.

A lesão de Fucile logo nos primeiros minutos de jogo, logo a seguir a uma boa jogada, deixa a equipa desfalcada. Fucile tem sido um dos jogadores mais regulares da equipa e a sua saída deixa a equipa mais fraca.

Fraca foi aliás a prestação da equipa durante muito tempo, mais de uma hora. A equipa nunca conseguiu arranjar espaços para atacar e apesar de ter tido neste período mais posse de bola, não foi a equipa mais perigosa, tendo acabado inclusivé a primeira parte com menos remates do que o adversário. Os jogadores do FC Porto jogavam mal e falhavam muito.

Curioso é este espectáculo a que chamamos de Futebol. Num minuto um desastre, no outro uma estrela. Foi assim o dia de Mariano. A jogar mal, como outros hoje, fica em campo na substituição que Jesualdo fez, ao tirar Rodriguez para colocar Farias, e revela-se o jogador que abre o caminho para a vitória azul e branca, ficando assim com o seu nome na história do jogo como um dos heróis. Marca o primeiro golo e assiste para o segundo.

A partir daqui o castelo defensivo da Académica tem o seu colapso. O jogo não, esse ficou mais alegre, mais animado, com mais golos.
A equipa do FC Porto teve mais espaços e começou a jogar melhor. A substituição do Meireles pelo Guarin foi também ela uma aposta ganha.
Guarin deu mais profundidade ao ataque portista e teve alguns bons momentos, lançando a questão do porquê de não jogar mais tempo.

Foi assim o andamento do marcador:
65' - Golo do FC Porto
Mariano, na segunda vaga do pontapé de canto, remata de cabeça e faz o primeiro golo.
68' - Golo do FC Porto
Farias aproveita a falha no corte do defesa da Académica ao cruzamento de Mariano e faz o segundo golo.
76' - Golo da Académica
Rui Pedro desfere um excelente remate não dando qualquer hipótese a Helton
82' - Golo do FC Porto
Farias aproveita o passe de Guarin e remata colocado para o fundo das redes.
92' - Golo da Académica
Sougou recebe na área portista roda sobre Rolando e remata para o fundo das redes.

Apesar das dificuldades o FC Porto ganhou e coloca-se mais próximo da liderança. A equipa não está a jogar um futebol gracioso mas vai conseguindo ganhar. E isso no fundo é o que conta.

«Quando uma equipa como o F.C. Porto, que tem de ganhar sempre, frente a um adversário que se fechou muito nem, descomprime, às vezes acontecem estas situações. É nestes momentos que a equipa tem de ganhar maturidade. Penso que o segundo golo da Académica já não devia ter acontecido, o F.C. Porto podia ter feito mais. A Académica depois do primeiro golo também começou à procura de outro resultado e isso tornou-se mais fácil. Precisamos de mais segurança e uma exigência mais lúcida.»

(Jesualdo Ferreira in MaisFutebol)