terça-feira, outubro 13, 2009

Lucro de 5,1 milhões de euros

"A SAD do F.C. Porto apresentou resultados positivos de 5,1 milhões de euros em 2008/09. Nos resultados apresentados esta terça-feira à CMVM, os «dragões» destacam que têm lucro pelo terceiro ano consecutivo,

O passivo total aumentou 19,7 milhões de euros, para 160,8 milhões de euros, números que a SAD justifica com «os investimentos feitos em novos jogadores» e garante que fora entretanto liquidado pelas verbas recebidas nos meses de Julho e Agosto. Nesse sentido, o comunicado salienta que «os resultados apresentados ainda não incorporam as vendas do Lisandro Lopes e do Aly Cissokho ao Lyon e do Ibson ao Spartak Moscovo, as quais foram concretizadas após o fecho do exercício».

A maior receita neste período foi a participação na Liga dos Campeões, que rendeu 16,2 milhões de euros. Do lado dos custos operacionais, a maior fatia vai para os custos com o pessoal. Em salários e prémios a SAD do FC Porto gastou 47,5 milhões de euros, contra 38,7 milhões no exercício anterior."


(in MaisFutebol)

Se os responsáveis pelas contas do FC Porto dizem que houve lucro não sou eu que não perecebo de números que os vou contradizer, mas gostava de uma vez ver as contas contendo todos os números.

Olhando para a notícia não pode deixar de se reparar no aumento brutal do passivo, mas temos de nos lembrar que foram feitas muitas contratações e que houve um importante encaixe financeiro que indicam não constar neste exercício. Em relação aos prémios também se percebe que tenha havido um aumento, visto a equipa ter atingido um patamar diferente e superado os objectivos propostos no inicío da época.

Aproveito este post para colocar um excerto de um comentário feito a esta noticia no site do MaisFutebol. Deixo aqui o excerto para que os leitores deste cantinho tenham uma percepção mais correcta de como se fazem as contas.

"Existem três figuras no balanço de uma empresa: o activo, o passivo e o capital próprio.
Os activos representam todas as coisas que uma empresa tem, o passivo todas as coisas que uma empresa deve, sendo o capital próprio é a diferença entre ambos, ou seja, a saúde financeira de uma sociedade é medida pelo capital próprio que tem.
Caso o capital próprio seja negativo (isto é, o passivo é maior que o activo) isso significa que a sociedade está em falência técnica (como acontece com alguns clubes), isto porque tudo o que a empresa tem não chega para pagar tudo o que deve.
Por outro lado, é perfeitamente possível (e normal) ter lucros e não diminuir passivo, pois os lucros são um aumento do capital próprio (e logo da saúde financeira da empresa), não representando necessariamente uma diminuição da dívida (do passivo), ou seja, a empresa tem mais, mas deve o mesmo.

É como com as finanças de qualquer um de nós, temos um empréstimo no banco (o nosso passivo) e temos a sorte de nos sair 1000 euros no totoloto, esse dinheiro aumenta a nossa saúde financeira (temos mais), mas não diminui o nosso passivo, pois não vamos logo amortizar 1000 euros que devemos ao banco (devemos o mesmo)."

(Rui Amaro in MaisFutebol)

2 comentários:

Anónimo disse...

Quero ver esses "bons resultados" com a totalidade das contas consolidadas e não apenas as que convêm.

O portista comum não sabe nada da consolidação das empresas e vai comendo o que lhe dão como bom resultado.

Consolidação global das contas e empresas do clube, Pinto da Costa nem quer ouvir falar.Pudera, o imenso buracão é tremendo e nada tem a haver com os números apresentados.É simplesmente assustador.
Perguntem a Pinto da Costa pelos resultados da consolidação total e atentem e analizem a resposta.

Anónimo disse...

酒店打工經紀,
制服酒店工作,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
酒店經紀,

,酒店,