quinta-feira, outubro 29, 2009

Fala Jesualdo ...

Jesualdo Ferreira fez hoje a habitual antevisão ao jogo de sexta-feira frente ao Beleneneses. O jogo é no estádio do Dragão e terá transmissão na RTP1 às 20h15.

O momento da equipa e a adesão do público
«Gostaríamos de ter mais gente no estádio. Em treze jogos oficiais, o F.C. Porto venceu 10. Há um registo claro de um F.C. Porto que tem tido dificuldades mas ganha. Gostaríamos que viessem ainda mais para observarem as nossas dificuldades mas para verem ainda o que podemos fazer melhor»

Os disponiveis e as ausências
«O F.C. Porto tem um plantel de 17 jogadores de campo aptos a jogar, neste momento. É nesse sentido que iremos enfrentar os próximos três jogos. Num curto espaço de tempo, o F.C. Porto irá jogar três partidas decisivas. Admitindo que poderá não recuperar mais ninguém, vou olhar para este ciclo fazendo a gestão desses activos.»

A chamada de Hulk à selecção brasileira
«Quanto ao Hulk, e tantas vezes me fazem perguntas sobre ele pelo lado negativo, resta-me apenas dizer que estamos todos muito felizes pela chamada dele à selecção nacional do Brasil»

A posição do FC Porto relativamente ao jogo entre os actuais lideres
«A nossa linha de funcionamento foi sempre os nossos jogos. E vai ser assim. O jogo que vai acontecer sábado, entre os dois primeiros classificados, será depois do nosso. Não funcionamos fora das nossas preocupações. Queremos apenas garantir uma equipa competitiva, resolver algumas questões e vencer o nosso jogo»

O adversário
«Quando vamos a exame e não corre bem, há um conjunto de acções que se passam. A nossa vida é assim. O Belenenses será um adversário difícil, tem um bom treinador e uma boa equipa. Empatou em Alvalade. Estudámos bem o adversário e será uma equipa que virá aqui colocar as mesmas dificuldades de outros. Temos de melhorar o que não estivemos bem»

Sobre a ausência de castigo ao Aimar
«Na altura, fiz um comentário e ainda me chamaram mentiroso. Na altura, o caso do Lisandro López foi considerado fundamental para um quadro legal. O que passou no jogo do Benfica, com o Aimar, será um caso para ser tratado pelas entidades competentes. Teria de discutir bom-senso, até à forma como alguns regulamentos são interpretados. Para já, vou observar o que se vai passar. São áreas em que estamos atentos»

Jesualdo Ferreira tem feito aquilo que é possível com os jogadores disponíveis. É certo que muitas vezes a equipa não tem jogado bem, mas também é certo que os objectivos têm sido cumpridos. Estamos na luta pelo campeonato, na luta pela passagem aos oitavos da liga dos campeões, na luta pela taça de Portugal e na luta pela taça da cerveja.
Mais do que golear é importante vencer quando se está no mau momento da época.

Jesualdo esteve bem ao não se alongar muito em conversas sobre o caso Aimar, até porque todos sabemos que não vai dar em nada. O objectivo na época passada não era aplicar um castigo era tentar abater o FC Porto no seu trajecto rumo a mais um campeonato.

A cereja no topo do bolo foi a alusão à chamada de Hulk à selecção canarinha, alusão feita sem que os jornalistas tivessem feito qualquer tipo de pergunta. É importante ressalvar os bons momentos dos nossos jogadores e Jesualdo sabe-o bem.