sábado, outubro 24, 2009

Fala Jesualdo ...

Jesualdo Ferreira fez este sábado a antevisão ao jogo de amanhã frente à Académica. Como habitualmente este é o jogo mais importante para o FC Porto porque é o próximo.

O adversário
«Sempre que há mudanças na vida, há sempre expectativas e dúvidas em relação ao que esperar. A Académica que conhecíamos, agora será diferente. O quadro de motivação pode ser superior. Não encaramos nenhum jogo com facilitismos. O jogo com a Académica merece-nos todo o respeito, porque é o próximo. Se queremos chegar ao fim e ser campeões, temos de pensar dessa forma. É neste jogo que estamos plenamente concentrados»

«A Académica fez uma boa época, no ano passado, mas agora está em último. Tem praticamente os meus jogadores, mas com outro treinador será necessariamente diferente. Não temos grande conhecimento, nesta altura. As dúvidas alertam-nos»

O momento da equipa
«O F.C. Porto está melhor tacticamente, apesar de todas as lesões, interrupções de treino e ausências. Fucile disse que estamos melhores porque o F.C. Porto agora está mais sólido, mais constante. Pretendemos ser o mais constantes, o mais equilibrados possível. A equipa acredita nos processos que utilizada. Quando há esse entendimento, tudo fica mais fácil»~

«Em futebol, não se descobriu tudo. Não há grupos de jogadores que atingem limites. É obrigatório que se melhore, há sempre espaço para melhorias. Há sempre possibilidade de sucederem coisas novas. Essa progressão tem acontecido no F.C. Porto, nos últimos anos, e vai continuar a acontecer. Temos levado as coisas com dificuldade mas com muito empenho dos jogadores. Nota-se perfeitamente que, em relação à equipa que foi campeã o ano passado, saíram sete jogadores! Ainda assim, a equipa continua a dar conta de si na Liga e na Champions»

O jogo 150
«Claro que o 150º jogo tem um sabor especial. Não acontece todos os dias. Muitos treinadores atingem isso, sobretudo no futebol inglês, mas não sei se haverá muitos na história do futebol português. Espero chegar bem mais acima disso, se Deus quiser»

As ausências que se têm verificado
«O Belluschi não joga, infelizmente, como não está o Valeri, o Varela, enfim, todos os que têm estado lesionado. Infelizmente, não só por lesões, não temos conseguido um trabalho constante e uniforme. Mas ganhámos sem o Hulk, ganhámos sem o Belluschi, tal como aconteceu na época passada sem outros.»

«A curto prazo, quando as coisas se equilibrarem, vamos então ter a resultante de todo o trabalho que temos estado a fazer. A equipa vai naturalmente aparecer no patamar superior. É preciso entender o que o Fucile disse ontem, a forma como os jogadores se expressam, neste caso os uruguaios. Ele disse que o F.C. Porto é uma equipa mais forte, nesta altura»

O campeonato e os líderes
«Este campeonato está muito longe de ter uma linha de análise clara. Na primeira jornada, por exemplo, houve um líder porque todos os outros jogos ficaram empatados. As próprias mudanças de treinadores, que eu pensava que tinham acabado, porque não é a forma mais correcta de resolver as coisas, acabaram por acontecer. Nesta altura, ainda há muitas indefinições em muitas equipas»

Esta é lista dos convocados para o jogo frente à Académica
Guarda-redes: Helton e Beto;
Defesas: Fucile, Sapunaru, Rolando, Maicon, Bruno Alves, Nuno André Coelho e Alvaro Pereira;
Médios: Prediger, Fernando, Raul Meireles, Guarín e Mariano González;
Avançados: Hulk, Falcao, Farías e Cristian Rodriguez.


(in MaisFutebol)

O jogo é, tal como disse, amanhã às 20h15 e tem transmissão na RTP1.

Depois da vitória sobre o Apoel para a Champions espera-se outra vitória para o campeonato.