quinta-feira, outubro 22, 2009

FC Porto - Apoel, 2-1

Está feito metade do percurso desta fase de grupos da Champions League e o resultado é positivo. Uma derrota e duas vitórias colocam a equipa do FC Porto em boa posição na classificação do grupo, com 6 pontos.

O jogo de ontem teve, mais uma vez, partes distintas numa mesma equipa. O FC Porto não começou bem, mostrando dificuldades na construção do jogo ofensivo, um pouco por culpa da ausência de Belluschi mas também pela colocação do Mariano como construtor.

A construção pelo meio era algo deficiente e o Apoel fechava as hipóteses de construção pelas laterais. Com este cenário os processos ofensivos estavam limitados. O Apoel tinha dificuldades de transição defesa-ataque mas a bola era recuperada pelos avançados do FC Porto e nessa altura não havia a quem passar a bola e o ataque era dificiente.

Curiosamente e contrariamente ao sentido de jogo foi o Apoel que marcou primeiro mesmo sem ter feito um único remate à baliza, aliás o primeiro remate da equipa de Chipre foi aos 65 (!!!) minutos de jogo.

O FC Porto empata numa das muitas perdas de bola do Apoel quando fazia a transição defesa-ataque, num aproveitamente oportuno de Falcao que serve Hulk para este fazer o seu primeiro golo nesta edição da Champions. Estava feito o empate e já se respirava de novo.

Na segunda parte Jesualdo fez a alteração que mudou o curso do jogo. Colocou Rodriguez no meio-campo e Mariano na ala. O FC Porto ganhou organização e isso correspondeu ao melhor periodo da equipa, premiada com o segundo golo, na transformação da grande penalidade por mão do defesa do Apoel.

Quando o FC Porto acusava já algum desgaste e começava a baixar as suas linhas, Mariano tem uma atitude irreflectida e é expulso. Não é uma agressão no sentido feio da palavra mas o movimento feito pelo braço foi bem aproveitado pelo jogador do Apoel e com o árbitro a poucos metros a decisão aceita-se.
A equipa teve então de demonstrar a sua capacidade de sofrimento e mesmo tendo algumas oportunidades para marcar isso não aconteceu e foi a sofrer que se acabou o jogo.

A vitória era o objectivo e aproveitando o facto do Chelsea ter também ele ganho ao Atlético de Madrid o objectivo de passar aos oitavos de final está bem encaminhado. A proxima jornada é outra vez com o Apoel, desta vez no Chipre, e uma vitória pode arrumar as contas do apuramento.

«Houve momentos em que fomos melhores outros em que não fomos tão bons. Houve uma equipa serena e inteligente, que teve um período mau, a seguir à expulsão do Mariano. O APOEL joga fechado e, na primeira parte, a circulação de bola não foi rápida, porque o APEOL não deu espaço nas laterais. O golo do adversário apareceu da única forma que o APOEL tem para marcar, com cruzamentos. A seguir, o Porto espevitou e chegou aos golos. Houve algumas alterações de posicionamento que correram bem, e elas às vezes não saem assim.»

(Jesualdo Ferreira in MaisFutebol)

2 comentários:

dragao vila pouca disse...

Não havia necessidade...
Na primeira-parte, perante um adversário que só defendeu e que sem fazer um remate à baliza se apanhou a ganhar, o F.C.Porto foi lento, previsível e esteve desinspirado, apenas reagindo depois de ter sofrido o golo. Na segunda-parte, com a alteração de Mariano na frente e Rodríguez no meio-campo, a equipa melhorou deu a volta, teve 20 minutos de grande fulgor, mas depois e mesmo antes da expulsão do Mariano, já estava na fase do conformismo. Com a expulsão do argentino as coisas pioraram, sofremos, mas acabamos por vencer com toda a justiça.

Com a vitória do Chelsea frente ao A.Madrid, temos um pé nos oitavos. Espero que em Nicósia coloquemos os dois.

Um abraço

Anónimo disse...

酒店打工經紀,
制服酒店工作,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
酒店經紀,

,酒店,