segunda-feira, agosto 23, 2010

FC Porto - Beira Mar, 3-0

«Ponto prévio: não é possível construir boas equipas em cima de maus resultados. Ora partindo dessa premissa, que é aliás uma excelente premissa, o F.C. Porto vai somando bons resultados que garantem a tranquilidade para construir uma grande equipa. Nem tudo é perfeito, longe disso. Mas a equipa vence.»
(in MaisFutebol)

Este parágrafo da crónica do site MaisFutebol é um excelente ponto de partida para o meu post. O FC Porto não joga durante os 90 minutos um futebol espectáculo, é certo que não, mas ganha e isso é o mais importante.

A equipa ainda tem muitas coisas para melhorar, nomedamente a defesa, onde se comentem erros e no passe, onde ainda não existe a tranquilidade suficiente para uma gestão de bola em situação de aperto, tal como se viu durante os primeiros 20 minutos, altura em que o Beira Mar conseguiu disputar o jogo pelo jogo.

Um ponto que merece destaque pela positiva é o pressing que se faz ao adversário assim que se perde a bola. Está excelente. O sufoco é de tal forma bem feito que na maioria das vezes se ganha a bola alguns segundos depois de a perder. Vamos ver se com equipas que têm mais qualidade técnica esse pressing também resulta.

A equipa está no bom caminho e isso é que é importante. Continuo a dizer aquilo que tenho vindo a dizer. Não vale a pena entrar em euforias desmedidas, nem pelas nossas vitórias nem pelas derrotas dos nossos adversários directos. Com calma é que se chega ao destino.

«Acho que todos os jogos têm sido conseguidos, desde que tragam a vitória e os três pontos. Foi uma exibição importante, porque nos permite assumir a liderança desde já. Era um objectivo que tínhamos, conseguir isso à segunda jornada é excelente. É uma mensagem forte que o grupo passa. Queríamos a liderança, estamos na segunda jornada e é um longo percurso pela frente. É importante que a equipa continue na senda das vitórias. Queremos agora fazê-lo frente ao Genk e ao Rio Ave, para chegar à paragem no primeiro lugar. Acho que, passo a passo, vamos passando a nossa mensagem e trazendo a nossa organização. O F.C. Porto à nossa imagem será o F.C. Porto campeão. Melhorar processos é o nosso compromisso. As mensagens e o líder são novos, tudo isto leva o seu tempo.»
(André Villas Boas in MaisFutebol)