terça-feira, agosto 10, 2010

H1N1 ... e agora?

«A Organização Mundial de Saúde (OMS) anunciou hoje o fim da primeira pandemia de gripe do século XXI.»
(in TSF)

Ouvi esta noticia no rádio e depois fiz a confirmação on-line. Rejubilemos de contentamento então. Acabou a primeira pandemia de gripe do século XXI.

Ora se acabou a primeira vai haver uma segunda, e uma terceira, e assim sucessivamente. É muito importante que se saiba que estas coisas vão acontecer assim com esta antecedência porque assim vamos poder tomar as providências necessárias para as combater. Há mas as coisas não são assim??? Não se preparam as coisas com antecedência??? Pois então não perecebo.

No que ao nosso Portugal diz respeito e há minha realidade apenas posso indicar que esta pandemia foi um "fiasco".
Vacinas compradas e que nunca chegaram a ser dadas. Primeiro eram duas doses, depois apenas uma chegava.
Testes que deveriam ser feitos assim que se descobrisse sintomas gripais que nunca chegaram a ser feitos porque não havia essa capacidade nos centros de saúde o que originou pessoas com sintomas a ficar em casa sem nunca saber se tinham uma gripe comum ou o "famoso" H1N1.

Na minha casa também ouve gripe H1N1 ... ou talvez não. A minha filhota teve sintomas gripais. Obviamente que fui ao hospital. Obviamente que não lhe fizeram os testes porque "é uma criança saudável e como tal não é necessário fazer o teste. Fica em casa uma semana."
Ao fim de uns dois dias já não havia sintomas gripais mas a criança teve de ficar uma semana em casa porque no infantário não a aceitavam.

Dizer que esta pandemia foi inventada, que tudo não passa de uma teoria da conspiração para vender medicamentos é talvez demasiado forte. Mas que foi demasido excessivo aquilo que se passou acho que sim.

Sem comentários: