quinta-feira, agosto 26, 2010

Fala AVB ...

André Villas Boas fez ontem a antevisão ao encontro de hoje frente ao Genk, a contar para a Liga Europa.

O treinador portista falou de vários assuntos, entre eles a estratégia da equipa, a estratégia do adversário, de Raúl Meireles e Otamendi.

O objectivo da equipa
«Definimos um objectivo de terminar esta fase, até à paragem, com duas vitórias. Por isso temos de vencer o Genk e os jogadores não vão relaxar até ao apito final do árbitro. Temos o objectivo de vencer sempre até à paragem, e não haverá relaxamento. Tem havido alternância nesta equipa, estrutural e de jogadores, desde que iniciámos esta época. Temos introduzido jogadores diferentes e isso poderá vir a acontecer frente ao Genk. Obviamente que a recuperação para o jogo com o Rio Ave será curta, mas as opções que tomarmos dão todas as garantias para este jogo»
O adversário
«Tenho 32 anos, estou no futebol há algum tempo, sou novo mas não sou estúpido. Se o treinador do Genk acha que estou a dormir, aviso já que não. Não nasci ontem, acho que ele não vai descansar tantos jogadores»
O Genk e o Rio Ave
«O jogo mais importante é sempre o próximo. O Genk lidera o campeonato belga e fá-lo dando continuamente espectáculo. Temos de nos manter atentos e espertos. Considerar o jogo com o Rio Ave mais importante não é correcto. Houve um período de jogo, mesmo com o Genk reduzido a dez, em que eles não tinham nada a perder. Poderá acontecer novamente o mesmo. Só chegando a golo, poderemos descansar mental e fisicamente. Temos de ir em busca do golo rapidamente»
A táctica preferida
«Não é dúvida para ninguém que a opção da equipa técnica passa pelo 4x3x3. Culturalmente, o jogador português e os que jogam em Portugal estão mais habituados a essa táctica. Nesse sentido, é o sistema preferencial. Mas os jogadores são evoluídos e permitem fazer alterações como têm visto, até dentro do próprio jogo. Quando assim é, eu é que tenho de fazer a gestão de recursos.»
Caso Raúl Meireles
«O Raul é um jogador extremamente importante, que deu muitos títulos ao clube, dentro de um colectivo muito forte, num clube que se habituou a ganhar com e sem ele. Quando tivermos o Raul homem e jogador, como um todo, presente, contaremos com ele. Até terça-feira, hora de fecho do mercado, devemos dizer que tudo pode acontecer. No último dia do campeonato italiano, por exemplo, pela experiência que tive no Inter, há muita agitação.»
O grupo
«Os jogadores sabem o que é necessário para fazer parte da lista de convocados. É uma luta renhida, não é fácil para nenhum que está de fora, mas sabe que para entrar tem que render mais. Isso é uma regra universal, é uma mensagem do treinador e dos próprios colegas. Há-de chegar ao momento em que todos estarão ao máximo nível. Dos 15 minutos que vocês têm de treino aberto, não podem ter a mesma leitura que eu tenho em hora e meia»
Otamendi
«Otamendi é um jogador importante, que vem acrescentar qualidade. Desde a partida do Bruno que estamos à espera de um jogador. É uma grande mais-valia que nos vem ajudar. Tem leitura de jogo, poder de antecipação, agora tudo dependerá da rapidez com que assimilar processos. Vem com dois jogos de 90 minutos nas pernas, seguramente que não estará mal fisicamente, será então uma questão de adaptação a um novo estilo de vida»
Para o jogo AVB convocou os seguintes jogadores

Guarda-redes: Beto e Kieszek;
Defesas: Miguel Lopes, Sapunaru, Maicon, Sereno, Rolando e Alvaro Pereira;
Médios: Fernando, Castro, Souza, Rúben Micael, Belluschi e João Moutinho;
Avançados: Hulk, Varela, Walter e Falcao

O jogo não terá transmissão na televisão mas parece-me que vai ter transmissão no site do FC Porto.

Sem comentários: