terça-feira, agosto 31, 2010

Acabou o Verão

Ou melhor dizendo acabou o mês de Agosto.

Acabaram-se as filas para se fazer seja o que for, a falta de lugares nos estacionamentos, as praias lotadas, os restaurantes cheios, os turistas sem paciência e exigentes e os preços altos.

Acabaram também as festas e os concertos, o sol vai acabando aos poucos e com ele o calor e a normalidade neste cantinho, que por vezes chega a parecer que nem é Portugal, vai voltar.

É Portugal e o Algarve. Onde vives? Em Lisboa, no Porto, em Coimbra, em Viseu. Para onde vais de férias? Para o Algarve.

É agradável receber a família que vem passar férias, e poder matar saudades, muitas vezes em redor de uma mesa bem recheada, numa conversa animada. É desagradável não poder passar mais tempo porque se tem de trabalhar. São contingências da profissão.

O verão trás muitas coisas boas, mas quem habita todo o ano neste paraíso de clima tropical, o verão trás também muitas coisas más.

Curioso é o facto de andarmos meio ano chorando pelo frio e depois quando chega o calor passarmos mais 2 meses a chorar pelo excesso de calor. Nunca sabemos bem o que queremos.

Gosto do Maio e do Junho onde o calor é agradável e dos turistas nem vê-los. Gosto do Setembro e até do Outubro exactamente pelo mesmo motivo. Não gosto do Agosto. Gostava quando era miúdo e passava todo o mês na ilha, gostava quando era eu o turista. Agora já não gosto.

Sei que para a região o Agosto é sinónimo de salvação. Sei disso. Mas como não sou comerciante e ainda tenho de pagar o mesmo que os turistas não me interesso disso para nada. Lembro-me da senhora da churrasqueira junto à antiga casa dizer: “Vizinho em Agosto o preço dos frangos aumenta”. E eu, que era cliente o ano todo, pagava o mesmo que os turistas.

Não fiquem muito tristes. Para o ano há mais, exactamente igual ao que foi este ano, apenas todos um ano mais velhos. Até lá, o Algarve é nosso, dos que por cá habitam, com todos os seus defeitos e todas as suas virtudes. Agora é a minha vez de curtir o Algarve.

Sem comentários: