sábado, fevereiro 20, 2010

A decisão

«O avançado foi suspenso por quatro meses, ou seja estará mais dois meses e pouco afastado dos relvados. Suspenso por agressão a um steward, Hulk foi ainda multado em 2.250 euros.
Sapunaru foi penalizado por agressões a dois stewards. Num dos casos foi castigado por cinco meses, no segundo por três. «Em cúmulo jurídico decidimos pela punição de seis meses e multa única de 4.700 euros», revelou Ricardo Costa.
Os dois jogadores tiveram como atenuante a atitude provocatória dos stewards contratados pelo Benfica.
Já o Benfica foi multado em 1500 euros por não ter cumprido o dever de manter a ordem.»


(in MaisFutebol)

Temia-se o pior. E aquilo que afinal veio a acontecer é mesmo muito mau.

Esta "atenuante" dos castigos por terem respondido a provocações é a cereja no topo do bolo, maneira do Ricardo "Pavão" Costa dizer que até teve consideração pelos jogadores e pelo FC Porto e por isso reduziu a pena.

Castigados. Sim, se agrediram devem ser castigados.
Demorar dois meses a aplicar castigos não é uma coisa a que se possa apelidar de "particularmente rápida".

Multar o clube que permitiu o despoletar de toda esta situação em APENAS 1500 euros é uma medida que me parece demasiado branda. Olhando para o caso do Olhanense que foi multado em 1400 euros por não ter usado os calções da cor que estava regulamentado, o castigo ao Benfica é no minimo ridiculo, para não dizer algo bem pior. Não manter a ordem, permitir ofensas, é apenas 100 euros mais grave do que, espantem-se, usar calções de uma cor diferente.

Nada que não estivessemos habituados, se mais uma vez tivermos em conta que uma agressão a um árbitro auxiliar dá também apenas e só uma multa. E depois os outros é que são maus.

Voltando ao Hulk, o jogador volta à competição para fazer os três ultimos jogos Liga e a final da taça de Portugal (se o FC Porto lá estiver). Curiosamente o jogador volta ainda a tempo de defrontar o Benfica. Não sei se tiveram em conta esta situação ou se aplicar o castigo de 4 meses e 15 dias era demasiado tendencioso.

Tenho hoje um desejo que gostava de ver concretizado. Espero que nesse jogo ainda haja alguma coisa em disputa pelas duas equipas e que o Hulk possa decidir esse jogo a favor do FC Porto. Este é hoje o meu desejo e que coroaria uma época que vai ficar para sempre na história do nosso futebol.

1 comentário:

LDP disse...

Podes explicar como é que o Benfica terà "despoletado" a situaçao?

Faço um exemplo: Eu passo por ti na rua, nao te conheço e sem razao dàs-me dois murros na tromba. Vamos a tribunal e o juiz decide dar-te uma pena inferior até ao que a Lei estipula. Porque? Porque eu nao atravessei a estrada antes e assim fiz "despoletar" a situaçao de cruzar-me contigo e ser agredido.

Nao fazes sentido.

Ou nao conheces a palavra "despoletar" no seu sentido global ou insistes em mandar gasolina para a fogueira a titulo gratuito, talvez porque te divertes a criar polémicas vazias no teu mundo online.

Como diria Antònio Boronha (um sportinguista, por isso até, com uma visao de destaque sobre este caso):

"será que os maqueiros, os bombeiros, os apanha-bolas, os jornalistas e, até, os vendedores de gelados e de algodão doce são igualmente intervenientes no jogo, tal como os treinadores, adjuntos, médicos e dirigentes?
não são!
mas será que os maqueiros, os bombeiros, os apanha-bolas, os jornalistas e, até, os vendedores de gelados e de algodão doce, podem ser agredidos ao murro e ao pontapé, não pelos treinadores, adjuntos, médicos e dirigentes, mas pelos jogadores?...
não! não podem."

Aprende qualquer coisinha, và.