terça-feira, fevereiro 02, 2010

FC Porto - Sporting, 5-2

Será? Será que é desta que a equipa volta ao nível exibicional que nos tem habituado? Será que é a partir daqui que vamos ter o tetra-campeão de volta?

A resposta segue já a seguir, que o mês de Fevereiro é farto em jogos, e muitos deles decisivos.

Para já, neste primeiro jogo do mês, numa competição em que é proibido perder, o FC Porto fez juz ao seu nome, de grande no futebol, e reduziu a um mero miar aquele que poderia ser o rugido do leão. O dragão "falou" mais alto.

E não foi apenas "mais alto". O dragão falou de tal maneira que naquele relvado verde (e que lindo que ele é) passeou classe.

Poderá dizer-se que um jogador apenas faz a diferença? Neste caso sim. Tal como no ano passado (Cissokho) este ano é Ruben Micael, que ao chegar provoca uma mudança, para melhor, e que coloca todo um meio-campo a jogar melhor. Não é ele o único a jogar, mas o seu contributo era o elo que faltava para o meio-campo do FC Porto ficar com a classe que tinha faltado até aqui.

Linhas mais juntas, com melhor e maior qualidade de passe, pressão mais alta que se traduz pela recuperação mais rápida da posse de bola, e, tal como no jogo anterior, uma pressão continuada mesmo após marcar o golo, são as novas (e ao mesmo tempo antigas) qualidades da equipa do FC Porto.

Não são estes dois resultados positivos que colocam a equipa no topo, mas a continuar assim estamos no bom caminho.

«Foi a melhor exibição em noventa minutos, valorizada pelo facto de jogarmos contra um grande adversário. O F.C. Porto foi uma equipa completa nos noventa minutos, soube abrandar o ritmo quando foi preciso, soube segurar a bola, foi, acima de tudo, uma equipa. Quando se marcam cinco golos a um adversário como o Sporting, tem que se dizer que fomos uma equipa»
«Todos estes jogadores estão em processo de adaptação e de envolvimento. Não vou falar mais nisso. Com a rotatividade que fizemos, com a capacidade de gerir os jogadores em nove jogos num espaço de um mês, a resposta foi muito boa. Para as pessoas que não se recordam o F.C. Porto jogou com quatro jogadores da época passada: Fucile Marino, Rolando e Fernando. Há alturas em que as coisas saem bem, como hoje, outras nem por isso»
(Jesualdo Ferreira in MaisFutebol)

Um dia. Apenas um dia para saborear esta excelente vitória, porque depois é hora de voltar a pensar no jogo do fim de semana, isto porque os adversários não brincam e as coisas "pelo outro lado" continuam a dar que falar.

Sem comentários: