quarta-feira, fevereiro 24, 2010

As buscas nas instalações do FC Porto

«Na sequência de uma diligência realizada esta quarta-feira, no Estádio do Dragão, vem a Administração da FC Porto – Futebol, SAD comunicar o seguinte:
1 – Hoje, pelas 10h00, elementos da polícia judiciária portuguesa e belga visitaram as instalações do FC Porto, em cumprimento de uma carta rogatória oriunda da justiça belga;
2 – Nesse sentido, solicitaram diversos elementos relacionados com a empresa International Agency for Marketing que, depois de certificados, lhes foram entregues.»


(Comunicado in site FC Porto)

Este é o comunicado do FC Porto SAD face às buscas que foram efectuadas nas instalações do FC Porto relacionadas com um processo a decorrer na Bélgica acerca da gestão de Luciano D'Onofrio, na altura administrador do Standard de Liége.

Em causa estão possíveis desvios de fundos, no clube de destino, de jogadores que foram transferidos do FC Porto para o clube belga, nomeadamente Jorge Costa, Folha, Areias e Nuno André Coelho.

São situações que podem acontecer e que nada têm a ver com o FC Porto, que se vê no meio desta situação como detendor da informação.

Aquilo que me espanta, e fico apenas espantado porque até ao momento não consegui apurar a veracidade da informação, é aquilo que logo se escreve acerca do assunto. Isto foi colocado numa caixa de comentários de um dos meus posts:

«PJ faz buscas em escritórios do F.C. Porto
14h
Nuno Miguel Maia

A Polícia Judiciária está neste momento a efectuar uma busca aos escritórios da SAD do F.C. Porto, no estádio do Dragão.

Inspectores ligados ao sector do crime económico da Judiciária de Lisboa estão desde a manhã cedo de hoje, quarta-feira, nas instalações do clube portista e mantém-se em operação de busca e apreensão de documentos e elementos informáticos.

Em causa estará um processo em que se investiga suspeita de crimes de fraude fiscal e branqueamento de capitais relacionados com transferências de jogadores.

Os factos averiguados terão partido da denúncia de Carolina Salgado, ex-namorada de Pinto da Costa, tendo os factos vindo a ser investigados pela equipa especial do ministério público coordenada pela procuradora Maria José Morgado.»

Por ter sido colocado por um "anónimo" não posso averiguar onde foi retirada. Fui, assim que vi o comentário, averiguar o local onde a noticia podia estar e apenas consegui apurar que o jornalista escreve para o JN (tem o mesmo nome). A noticia não estava no referido jornal on-line, estando outra, com indicação de ter sido publicada às 14h02, onde já se dava outra prespectiva das coisas, fazendo já alusão ao comunicado do FC Porto.

Tal como disse, não consigo indicar com toda a certeza de que esta informação, que foi colocada na minha caixa de comentários, tenha sido, de facto, publicada em qualquer jornal on-line (peço ao "anónimo" responsável pelo comentário que me forneça mais informação) mas a ter sido, é de uma afronta medonha, e de uma malvadez impressionante, conseguir ligar esta situação com a Carolina Salgado e com o processo que há muito foi arquivado.

Nem vou apostar, mas este jornalista deve ter mais do que uma costela anti-portista, e não deve saber o que é o dever de informar.

3 comentários:

Anónimo disse...

17:29 - Futebol - FC Porto
PJ desliga FC Porto dos crimes que levaram as buscas no Estádio do Dragão

A Polícia Judiciária desligou hoje o FC Porto dos crimes que levaram a buscas nos escritórios da sua SAD, afirmando que o alvo é um cidadão belga suspeito de crimes fiscais.

"Em causa está um processo belga, envolvendo um cidadão domiciliado fiscalmente naquele país e o FC Porto nada tem a ver com o caso", disse à Lusa uma fonte oficial da PJ, sem esclarecer se trata empresário italo-belga Luciano D'Onofrio.

As autoridades portuguesas limitaram-se, segundo a fonte, a procurar a documentação pedida em carta rogatória das suas congéneres belgas.

Também contactado pela Lusa, Gil Moreira dos Santos, o advogado do presidente do FC Porto, confirmou que o alvo da investigação belga que conduziu a estas buscas foi Luciano D'Onofrio, que trabalhou com os "dragões" na década de 90.

Gil Moreira dos Santos disse que "bastaria que pedissem os documentos", em vez de os procurarem, e descreveu as buscas como "um fait-divers" depois do 5-1 ao Braga e em vésperas de um jogo importante com o Sporting.

Buscas similares às realizas hoje nos escritórios da SAD do FC Porto já tinham ocorrido em Junho de 2009 na sede do Barcelona, envolvendo também negócios protagonizados pelo empresário italo-belga Luciano D'Onofrio.
ojogo

Anónimo disse...

Essa informação foi colocada às 14h02 no JN on line ( mas creio já ter sido alterada).

Mas quanto ao Jornalista, parece gostar tanto do FCP, como o pessoal da 2ª circular.

Anónimo disse...

18:13 - Futebol - FC Porto
Rui Rio é testemunha de defesa de Rui Santos num processo com Pinto da Costa

O presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Rio, é uma das testemunhas de defesa apresentadas por Rui Santos, num processo que opõe o líder do FC Porto, Pinto da Costa, a este jornalista.

Rui Santos, comentador do programa Tempo Extra, na SIC, e ainda autor do livro Estádio de Choque, é acusado de dois crimes de difamação agravada a Pinto da Costa.

Rui Santos terá injuriado Pinto da Costa em dois momentos, de acordo com a acusação: em excertos do livro publicado e também no programa televisivo.

Rui Santos disse na SIC que Pinto da Costa recebia, em anos anteriores a 2004, 400 euros mensais, baseando-se num documento que transcrevia declarações do presidente portista em tribunal.

Esta quarta-feira, na primeira sessão do julgamento - sem a presença de Rui Santos -, foram ouvidos, além de Pinto da Costa, o director geral da SAD para o futebol do FC Porto, Antero Henrique, o jornalista Nuno Maia e ainda o procurador Carlos Teixeira, testemunhas arroladas pela defesa.

Carlos Teixeira ouviu Pinto da Costa em 2004, no âmbito do processo "Apito Dourado".

O presidente do FC Porto disse hoje nos Juízes Criminais do Porto que Rui Santos "mentiu", em alusão àquela declaração dos 400 euros mensais.

"Eu nunca disse em tribunal que ganhava 400 euros por mês. Até o salário mínimo, nessa altura, era mais alto do que isso. Tudo isso é uma mentira", disse Pinto da Costa, acusando também Rui Santos de fazer "livros para insultar as pessoas".

O comentador Rui Santos é ouvido a 10 de Março, pelas 14:00, na segunda sessão do julgamento.

Além de Rui Santos, é também ouvido Rui Carvalho, elemento do "staff" do FC Porto e testemunha apresentada pela acusação.

Alexandre Magalhães, crítico da gestão de Pinto da Costa no FC Porto, e os jornalistas do Expresso Ricardo Costa e Rui Gustavo são as testemunhas arroladas pela defesa e ouvidas na segunda sessão.
ojogo